TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS CAUSADOS PELOS JOGOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA E COMO OS RESOLVER

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.149 Palavras (17 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 17

Centro Universitário de Brasília

Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

ALEXANDRE HENRIQUE RIBEIRO

BRENDA GABRIELLE MARQUES

KAROLINE BARBOSA MIRANDA

MATHELLO RAMALHO

PEDRO HENRIQUE DE SOUZA SANTOS

THAINÁ DE OLIVEIRA LIMA

YASMIN LIMA ROCHA

WEIDE ALVES DE MENEZES

MARKETING ESPORTIVO

OLIMPÍADAS RIO 2016

IMPACTOS CAUSADOS PELOS JOGOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA E COMO OS RESOLVER.

Brasília, 2017

1. MARKETING ESPORTIVO

Marketing é um processo social e gerencial, pelo qual se obtém o desejado através de criação, oferta e troca de produtos ou serviços. Ou seja, é uma forma de aproveitar tudo aquilo que o mercado tem a oferecer. Quando se fala especificadamente em Marketing esportivo, é interessante a limitação ao aplicar as estratégias e análise de ambientes, e não somente aplicar os métodos do marketing tradicional a indústria do esporte. Para isso é necessário descrever qual o tipo de atuação do Marketing dentro dos planejamentos descritos para o caso em questão.

1.1 Marketing de eventos

No momento que se tem algo específico para aplicação dos recursos do marketing, entra-se no âmbito dos eventos, neste caso, o evento esportivo. Quando se trata de evento, não se tem uma definição específica, vez que esta definição é ampla e depende da situação em que está ocorrendo e com quem está interagindo. De acordo com Meirelles (1999) o evento é caracterizado como uma forma de reunião realizada por duas ou mais pessoas, com finalidade de discutir ou solucionar questões sobre temas pré-definidos.

No mesmo raciocínio, de acordo com Zanella (2003) o evento é um encontro solene, uma reunião formal, com datas e locais específicos, para ocorridos importantes e de maior significado. O evento pode ser caracterizado também como uma forma de se comunicar, e assim utiliza-se do marketing também entre as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Dessa forma as marcas podem ser expostas com maiores alcances de público e assim ampliar seus contatos empresariais e clientela. Conforme descrito por Francisco Neto (1999) os comunicadores possuem outra definição de evento, de forma que ele descreve como qualquer fato que “gere sensação”, desta forma, gerando notícia.

No descrever de Francisco Neto (1999) sobre os comunicadores que possuem outra definição de evento, ele se referia ao evento como uma forma de comunicação, que o maior influenciador a se citar é o Marketing como elo entre os produtores de eventos e o público a ser alcançado. Assim sendo, é importante destacar que os eventos possuem características próprias, vez que a novidade e inovação fazem parte do conjunto de atrair e manter os clientes/usuários daquele ocorrido. Desta forma, o processo criativo está diretamente ligado com o ramo de eventos, pois se precisa de grandes ideias para que os fatos sejam vistos pelo público (seja ele o alvo ou não) como uma novidade que ele gostaria de conhecer e participar.

Ao se examinar estas definições, é possível destacar um evento com características relevantes, tais como o evento como um fato, como um acontecimento que gera sensações e evento como uma notícia. Nesta colocação de Francisco Neto (1999), continua-se a perspectiva de que, se o evento é gerador de emoções, deve ser algo impactante e inovador, de forma que as experiências do consumidor sejam ampliadas neste ocorrido, sobressaído que, deve ser algo bem-sucedido para que se torne notícia e seja repercutido pela mídia e reconhecido para os concorrentes e patrocinadores.

Por fim, ainda relacionado com definição de eventos, a colocação de Fontes (2002) é interessante destacar, pois se refere ao evento como algo além de um acontecimento, pois ele é um conjunto somatório de esforços e planejamentos com objetivos de alcançar os resultados definidos.

Assim sendo, é importante destacar que dentro do marketing esportivo a ferramenta mais utilizada é o patrocínio, sendo utilizado de forma a obter mídia espontânea, agregar à marca, conquistar de segmentos do mercado, entre outros. Para realizar um bom trabalho, o profissional de marketing na área do esporte precisa conhecer bem seu público alvo. Um conceito muito utilizado nesse tipo de marketing é o da duração de uma partida esportiva, na qual o esporte está ligado à interação e convívio social com o seu público.

Levando em consideração essa realidade, o consumo no esporte segue duas frentes: o investimento no dia em que o público gasta durante um jogo, conhecido como match day; e a receita proveniente dos clientes fidelizados, ou seja, aqueles que consomem produtos licenciados, se associam ao seu clube, pagam por pacotes de transmissão de jogos, entre outros.

Dentro do esporte brasileiro o marketing se dedica a utilizar o esporte seja de campeonatos ou em clubes específicos, para criar um diálogo com o consumidor, fazendo parte do seu dia a dia por meio de grande exposição que a camisa de um clube gera na mídia ou até mesmo o uso de produtos ou serviços fora de campo. Sendo mais objetivo é a ação que se apropria do esporte, atleta, marca ou clube, como ferramenta de comunicação, promoção e vendas de algum produto ou serviço, tudo isso somado aos principais objetivos do esporte: que é a paixão do torcedor, a competição e a emoção.

1.2 DÉCADA DE 30

Chateaubriand, dono da Lacta, queria relançar uma barra de chocolate e usou o codinome dado ao jogador por um maravilhado jornalista francês: Diamante Negro. Leônidas foi o garoto-propaganda em peças de jornais e revistas. O sucesso da fusão ídolo do esporte/produto ajudou a transformar a Lacta numa gigante da indústria alimentícia no Brasil, onde o Diamante Negro, em pleno século XXI, ainda é uma das marcas mais consumidas. Leônidas da Silva ganhou 2 contos de réis à época para ceder apelido Diamante Negro a uma marca de chocolate: ídolo foi pioneiro no marketing esportivo brasileiro, ele foi o primeiro atleta a explorar o seu nome comercialmente.

Pelo sucesso dentro de campo, Leônidas também foi rosto de marcas como Kolynos, Emagrina, cigarros Sudar e teve uma linha de relógios que levava seu nome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (582.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com