TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EMPRESA ALEJOMAR CALÇADOS LTDA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 04

2 OBJETIVO ........................................................................................................... 06

3 METODOLOGIA .................................................................................................. 06

4 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 06

4.1 Etapas da produção de calçados e materiais utilizados como matéria-prima... 06

4.2 Fonte de água, energia e geração de resíduos ................................................ 07

4.3 Aspectos e impactos ambientais....................................................................... 08

4.4 Soluções adotadas para os problemas ambientais idenficados....................... 10

4.5 Implantação de um sistema de gerenciamento ambiental................................ 11

5 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 12

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 13

1 INTRODUÇÃO

A indústria brasileira de calçados, até então fortemente instalada no Rio Grande do Sul, vem sendo distribuída gradualmente em outros pólos, localizados nas regiões Sudeste e Nordeste do país, com destaque para o interior do estado de São Paulo (cidades de Jaú, Franca e Birigui) e estados emergentes, como Ceará e Bahia. Há também crescimento na produção de calçados no estado de Santa Catarina (região de São João Batista), vizinho do Rio Grande do Sul e em Minas Gerais (região de Nova Serrana).

Figura 1. Pólos calçadistas no Brasil.

Uma das principais tendências da produção de calçados é a substituição do couro natural por outros produtos, naturais ou sintéticos. Devido à escassez do couro natural, frente à crescente demanda e também por causa da preferência dos curtumes pelo mercado de exportação, entre outros fatores, tem-se presenciado um relativo aumento na utilização de materiais sintéticos, tais como borracha e compostos artificiais. Mantendo certa semelhança com o couro natural, sua aplicação possibilita a redução de custo. Buscam-se formas de reduzir os custos de fabricação para compensar a crescente concorrência.

Mas o couro natural ainda hoje tem um papel fundamental na industria calçadista. Ele está sendo a principal opção. Entre os diversos tipos de couro, o mais utilizado, em cerca de 70% dos casos, é o couro bovino. Isso se dá pela sua grande versatilidade, por ser oferecido em diversas espessuras e pela sua grande oferta. Porém, há ainda demanda por diferentes tipos de couro, como os de cabra, carneiro, porco, avestruz, répteis, peixes, entre outros.

Os diferentes tipos de tratamento ao couro possibilitam a agregação de valor ao produto final. Por exemplo, o polimento da superfície interna de certos couros resulta na camurça. Pode-se ainda curtir o couro em processos diversos (sais, por exemplo), aumentando seu preço de venda.

Além do couro ainda são empregados outros materiais na fabricação do calçado. Os femininosos esportivos, os infantis podem utilizar diferentes tipos de tecido e de couros, para acompanhar a moda. A indústria utiliza em larga escala outros materiais, como cola, borracha, madeira, linhas, e diversos componentes que entram no acabamento do calçado.

As indústrias que não incorporam nas suas estratégias empresariais à proteção ao meio ambiente passam a ter uma imagem negativa frente à opinião pública, levando à perda da competitividade e à redução dos rendimentos. As empresas enfrentam questões ambientais significativas, como consumo de energia, geração de resíduos, gestão de produtos químicos, poluição sonora, do ar, do solo, das águas ou dos recursos hídricos.

Toda empresa deve estabelecer e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, serviços e produtos, e que estes possam ser controlados por ela, a fim de identificarmos que tenham maiores impactos significativos ao meio ambiente. A determinação dos aspectos ambientais e posterior análise dos impactos associados é de grande importância para toda a organização, devido ao envolvimento de todos os setores da empresa com a implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que segundo a norma NBR ISSO 14001, faz com que o processo produtivo seja reavaliado continuamente, refletindo na busca por procedimentos, mecanismos e padrões comportamentais menos nocivos ao meio ambiente.

2 OBJETIVO

Identificar os aspectos e impactos ambientais causados pela empresa calçadista ALEJOMAR CALÇADOS LTDA, localizada no Km 10 da BR 120, rodovia Ubá-MG/Visconde do Rio Branco-MG, e propor soluções que visam minimizar esses impactos.

3 METODOLOGIA

O estudo para realização deste trabalho foi feito através de uma revisão bibliográfica a fim de criar uma empresa fictícia.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 Etapas da produção de calçados e materiais utilizados como matéria-prima

O processo de fabricação de calçados de couro da empresa ALEJOMAR CALÇADOS LTDA está organizado em seis etapas, como mostra o fluxograma a seguir.

Figura 2. Fluxograma do processo de produção dos calçados.

O processo produtivo dos calçados envolve as seguintes matérias-primas básicas divididas em duas etapas: (A) matérias-primas do processo de compra; (B) matérias-primas do processo de produção, conforme a figura 3.

Figura 3. Matérias-primas utilizadas na empresa em estudo.

4.2 Fonte de água, energia e geração de resíduos

Na empresa em estudo a água utilizada é proveniente da rede pública e a energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com