TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da Contabilidade Ambiental

Por:   •  13/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE AMBIENTAL

Palmas

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PROBLEMA        3

3 OBJETIVOS        3

3.1 Geral        3

4 JUSTIFICATIVA        3

5 REFERENCIAL TEÓRICO        4

5.1.  A empresa e o meio ambiente        4

5.2 Contabilidade Ambiental        4

5.3. Receitas ambientais        4

5.4. Custos ambientais e despesas        5

5.5. Ativos e passivos ambientais        6

5.6 Evidenciação        7

5.7 Balanço ambiental        8

5.8 Balanço social        8

6. Conclusão        8

REFERÊNCIAS        9


1 INTRODUÇÃO

A sociedade está preocupada com o que se passa com o meio ambiente e sua preservação, exigindo das empresas um comportamento saudável. Isso tem levado as empresas a buscarem soluções surgindo à necessidade de planejar a relação custo/benefício.

 “A empresa com relação ao meio ambiente muda e a proteção ambiental faz parte de seus objetivos de negócios. Essa nova realidade, infuenciada por mudanças sociais, políticas e econômicas, oferece desafios a contabilidade como ciência social”. (SANCHES, 1997).

O sistema de Contabilidade Ambiental ajuda as organizações à entenderem de uma maneira melhor e cumprir a legislação ambiental, como auxilia a direção em seus processos de tomada de decisões e na fixação de políticas e objetivos de gestão ambiental; digamos que, através da Contabilidade Ambiental, podemos detectar áreas críticas da empresa que precisam mais de  atenção nas partes ambientais; identificando as oportunidades estratégicas; obtendo vantagens competitivas; tambem, gerando valores aos stakeholders, atendendo suas exigências e expectativas.

2 PROBLEMA

Com o aumento do capitalismo e a conscientização do povo, está cada vez mais forçando as empresas a adotarem posturas responsáveis sobre o meio ambiente, devendo possuir uma relação harmônica da empresa com o meio ambiente diante disso surge o problema: A importância da contabilidade ambiental

3 OBJETIVOS

3.1 Geral

Destacar a importância da contabilidade ambiental

4 JUSTIFICATIVA

A contabilidade e a gestão ambiental são amplamente discutidas em vários setores sociais e empresariais, pois é cada vez maior a preocupação em preservar o meio ambiente. Falar em resguardar o meio ambiente não é mais posição ou opção, é necessidade. Segundo Martins e Ribeiro (1995, p.38):

“Cabe a todas as áreas científicas e profissionais atuar na preservação e proteção ambiental. A área contábil pode e deve empenhar-se para que seus instrumentos de informação melhor reflitam o real valor do patrimônio da empresa, inclusive sobre o aspecto ambiental, dado que grande parte das alternativas que se tem apresentado para o seu controle e preservação são mensuráveis, portanto, passíveis de contabilização e informação à sociedade”.

Desta forma, pode a contabilidade, por meio de sua demonstração, relatórios e notas explicativas, ser usada como ferramenta indispensável para a gestão de uma entidade.

Assim, o contador deve participar ativamente das pesquisas sobre como informar os eventos realizados pelas organizações que podem afetar o meio ambiente e cuidar da mensuração destes eventos.”

5 REFERENCIAL TEÓRICO

5.1.  A empresa e o meio ambiente

Sá (2000) “entende que há atividades, que promovem relevante destruição do ambiente natural, e outras que pouca influência produzem.”

Essa relção da empresa com o meio-ambiente vai depender da atividade da mesma, e o nível de impacto que ela causa à natureza. Devido ao  grande impacto na natureza, deverá mensurar os danos causados.

5.2 Contabilidade Ambiental

A contabilidade, uma das ciências mais antigas, vem sempre acompanhando a evolução da economia e procura novas técnicas de identificação, evidenciação e mensuração dos fatos econômicos e financeiros, que causam mutações patrimoniais.

De acordo com Marion e Iudícibus (2000, p. 53)

“O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade”.

A mesma metodologia contábil tradicional que é usada na contabilidade ambiental, usando somente a palavra ambiental nos termos originais para diferenciar. Bergamini Júnior (1999, p.4).

Ativo ambiental e passivo ambiental e as Contas de resultado: receita ambiental e custos (despesas) ambiental é a composição dos grupos das Contas patrimoniais.

5.3. Receitas ambientais

De acordo com Carvalho (2007, p. 142), são oriundas de recursos provenientes da empresa, resultantes da venda de seus subprodutos ou de materiais reciclados, que podem ser comercializados como matéria-prima para outras atividades e/ou reutilizados na entidade no seu processo produtivo. As receitas ambientais, segundo Tinoco e Kraemer (2008), decorrem de:

• Prestação de serviços especializados em gestão ambiental;

• Venda de produtos elaborados de sobras de insumos do processo produtivo;

• Venda de produtos reciclados;

• Receita de aproveitamento de gases e calor;

• Redução do consumo de matérias-primas;

• Redução do consumo de energia;

• Redução do consumo de água;

• Participação no faturamento total da empresa que se reconhece como sendo devida a sua atuação responsável com o meio ambiente.

Os autores falam que deve-se considerar, também, o ganho de mercado que a empresa passa a auferir a partir do momento em que a opinião pública reconhecer sua política preservacionista e der preferência a seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com