TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indices de Rentabilidade

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Índices de rentabilidade

A rentabilidade diz respeito à margem de rendimento de uma empresa, ou seja, o quanto ela está rendendo com a execução das suas atividades. Os indicadores de rentabilidade são importantes porque apontam com clareza se a estratégia que o negócio está usando está correta e qual é o rumo que está seguindo.

Margem liquida

A margem liquida é o indice que mostra o quanto a empresa teve de lucro a cada um real vendido, é um indice bem verdadeiro já que mostra se uma empresa está sendo lucrativa ou não, os investidores visam bastante pois eles querem saber se a empresa que eles investem está tendo um retorno financeiro bom com suas vendas, esses aqui são os indices dos ultimos 3 anos da empresa nestlé, tomei a liberdade de comparar com a principal empresa concorente a Mondelez;         

Vejamos que a Nestlé a pouca variação no seu indice, o que mostra que é uma empresa sólida e trabalha com baixa margem, porém não necessariamente é uma empresa pouco lucrativa, em comparação a mondelez a sua receita foi o triplo, e se tem ganhado em média de 8 a 10 centavos por cda real vendido ela supera os 25% trabalhados pela mondelez.

Há o ultimo ano teve um decrecimo de 2% a empresa vai mal das pernas ?

Não necessariamente, ela teve produtos que ganharam concorrentes no ultimo ano e consequentemente houve uma queda.

Para investidores é uma empresa bem atrativa que trabalha com margens que não variam e oferece a segurança ao investidor.

ROA

É um indicador que mostra a capacidade dos ativos em gerar resultado, quanto maior ROA maior a capacidade, os indicadires da empresa são estaveis havendo pouca ou quase nenhuma variação comparando os anos, existe uma qualidade de gestão dos ativos bem planejada. Comparando com a principal concorrente que mostrou uma variação no ROA grande, no ano de 2015 a empresa apresentou 12% e no ano seguinte ¼ a menos, na minha concepcão a nestlé mostra um planejamento eficiente e além do ano corrente sendo assim fixados nos anos posteriores.

ROE

Este indicador mostra quanto de lucro que a empresa consegue gerar com seu patrimônio liquido, ou seja, com o dinheiro investido pelos acionistas então consideramos que é uma importante ferramenta de gestão já que mostra se a empresavestá aplicando bem o dinheiro dos acionistas

Um ROE bom pelo que o mercado diz é próximo dos 15% , a Nestlé apresenta um ROE próximo a esse valor nos últimos anos e digo que para melhor balanceamento só comparando com a concorrente, que apresentou variações como em seus outros índices, Chegando a 28% no ano de 2015, porém esse valor pode ser mascarado por uma divida visto que se duas empresas possuírem a mesma quantidade de bens (ativos), e gerarem o mesmo lucro líquido, a que tiver mais dívida terá um ROE maior.

Existe uma grande diferença no ativo das empresas, o exemplo é so para efeito de comparação.

Ao final vejo que é uma empresa bastante estável e eficiente com seus recursos, bem adequada pra quem não quer correr risco no mercado e que gera um rendimento médio satisfatório aos seus investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com