TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Industria de Bebidas Pira

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ECONOMIA

NOME DO TUTOR: CARLO ARENA

TURMA: 2ª SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL: A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

 

Marcos Alisson Pessoa                        RA: 1045500865

        

ACARAÚ/CE

2015

INTRODUÇÃO


        Neste desafio profissional veremos a melhor maneira para que se possa obter a sucessão na Indústria Pira de Bebidas LTDA de uma forma harmoniosa entre os filhos do Dr. João, ou não. Pois o seu fundador Dr. João já esta cansado de sua longa e árdua jornada a frente dos negócios da empresa e o mesmo esta pensando em se aposentar e quer passar a presidência da empresa pra um de seus filhos (Paulo ou Iran) que sempre exerceram funções gerenciais em varias áreas da empresa ou para um profissional mais preparado para o cargo.

Já sabemos que no Brasil bem como no mundo as empresas familiares são um tipo de organização que predomina no mercado, independente de seu porte. Algumas destas talvez nunca cresçam a ponto de serem passadas para próximas gerações, como diz um velho ditado popular “Pai rico, filho Nobre e Neto pobre”. Mais muitas passarão por esta mudança, de forma mansa e pacifica sem muitos prejuízos para os donos bem como os funcionários da empresa. Mais algumas não será tão fácil assim pois algumas das vezes elas são entregues a pessoas de fora da família pois nas maiorias dos casos seus herdeiros nem sempre estão preparados para assumirem o cetro que um dia foi de seu pai que sempre o segurou com mãos de ferro.

O objetivo deste Desafio Profissional e apresentar alternativas para o processo de sucessão da gestão da indústria de Bebidas Pira LTDA, enfatizando as competências e habilidades que definam um perfil do profissional para continuação ou não na Diretoria Geral da empresa.

Neste desafio os filhos do Dr. João, como todos gostam de chama-lo carinhosamente (atual Diretor Geral da empresa) serão avaliados e encaixados nos perfis essenciais para darem continuidade ao negócio, ponderando suas habilidades, competências e deficiências para que consigam cumprir com o desejo do pai que é dar continuidade aos negócios da família adquiridos com muito suor e dedicação.

 

DESENVOLVIMENTO

A atual situação da Indústria de Bebidas Pira, que tem como direção Doutor João, é a necessidade de mudanças na gestão, buscando um dos filhos para ser seu sucessor nos negócios da família.

A indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, mais atualmente enfrenta uma crise na gestão, pois o Dr. João decidiu, em assembleia com 138 funcionários, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas por Doutor João.


Com este desafio, pretendeu-se, com os dados acima citados, escolher o substituto para assumir a diretoria da Indústria de bebidas Pira, a partir do dado momento em que doutor João anuncia que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran.

Tem-se como objetivo identificar as deficiências das habilidades e competências dos filhos de doutor João, os quais sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento do intuitivo gerencial do pai, buscando encontrar aquele que mais se encaixa no perfil de gestor da empresa.


Passo 01

A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores de Dr. João, os quais estão expressos na tabela a seguir:

COMPETÊNCIA E HABILIDADES DO GESTOR        PAULO   IRAN

01 – Conhece o produto

x

-

02 – Boa comunicação

-

x

03 – Capacidade de Gerenciar

x

x

04 - Motivação

-

-

05 – Pontualidade

x

-

06 - Inovador

x

x

07 – Liderança

x

-

08 - Flexibilidade

x

x

09 – Capacidade de Negociação

x

-

10 – Habilidades Técnicas

x

x

11 – Capacidade em trabalhar em Equipe

x

-

12 – Comprometimento com a empresa

x

x


Passo 02
        

         Analisando os pontos fortes e os fracos de Paulo e Iran, citados na tabela acima, pode-se perceber que, Paulo conhece melhor do que Iran o produto fabricado na empresa. Paulo supera Iran na capacidade do conhecimento do produto que se fabrica, na liderança, na capacidade de negociação e capacidade em trabalhar em equipe, habilidades importantes dentro de uma empresa. Com relação à habilidade em motivar, Iran supera Paulo. Na boa comunicação, qualidades as quais tem sua importância também aqui observada. Iran tem dificuldade em lidar com liderança não consegue exercer o papel de chefe entre as pessoas com a facilidade de Paulo deixando assim as assim as decisões, tarefas a mercê de seus funcionários, Paulo não consegue interagir, diferente de Iran que preza sempre uma boa comunicação com os funcionários da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com