TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflanção, taxa de juros e taxa de câmbio

Pesquisas Acadêmicas: Inflanção, taxa de juros e taxa de câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7

2.1 INFLANÇÃO, TAXA DE JUROS E TAXA DE CÂMBIO

A inflação é a queda do valor do dinheiro e o poder de compra, ou a queda do mercado. Quando isso o corre as pessoas mais afetadas são as que não têm condição de aplica seu dinheiro em alguma aplicação para poder recuperar o que foi perdido. Pois a inflação é usada para referir ao aumento dos preços. A palavra inflação é o oposto de deflação. A também a inflação zero que é quando a demanda, esta muito baixa, significando alto desemprego e crise; pois quando ocorre isso esta denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia. Por exemplo: A redução nas passagens de ônibus urbanos nas principais cidades do país por conta das manifestações foi o principal responsável por deixar a inflação de julho próximo de zero. Com uma queda em julho de 3,32% em relação a junho, as passagens dos ônibus urbanos tiveram peso de -0,09 ponto percentual, puxando para baixo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, e marcou em julho 0,03%.

A taxa de juros é o preço ou valor do dinheiro que se coloca sobre o dinheiro que se pega emprestado, é um índice utilizado em economia e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um crédito que se tenha pegado; chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. Sendo calculada percentualmente mensal ou anual. Que rende certo valor em cima do valor fixo aplicado. Por exemplo: As taxas das operações de crédito subiram em junho, pela quarta vez no ano, segundo pesquisa Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta quinta-feira 15. Das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisada, uma ficou estável (cartão de crédito rotativo) e cinco foram elevadas juros do comércio, cheque especial, CDC-Bancos-financiamento de automóveis e empréstimo pessoal-bancos. A taxa de juros média geral passou de 5,48% ao mês em julho para 5,51% ao mês em agosto - sendo esta a maior taxa de juros desde novembro de 2012.

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em frações ou unidades da moeda nacional. Já no Brasil a moeda mais negociada é o dólar usado nos Estados Unidos. Custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Por exemplo: O diretor-geral eleito da Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador Roberto Azevedo, disse nesta quinta-feira (20) acreditar ser difícil a existência de uma taxa cambial livremente oscilante dentro de um país e que, a partir de determinado momento, os governos precisam agir. Azevedo participa nesta quinta de encontro promovido pelo jornal "Valor Econômico", em São Paulo, para discutir os novos desafios do comércio exterior. Ele assume a direção da OMC em 1º de setembro. “Acho difícil uma taxa cambial livremente oscilante. Acho que a taxa de câmbio é flutuante dentro de certos limites, que são estabelecidos de governo a governo. A partir de determinado momento, os governos agem", disse.

3- MEDIDAS DISCRITIVAS, NUMEROS E INDICES E DEFLAÇÃO DE DADOS

3.1 MEDIDAS DE TENDENCIA CENTAL

São medidas utilizadas para representar fenômenos coletivos através de um único valor, fornecendo uma ideia geral a respeito do fato ou fenômeno analisado. Estão divididas em matemáticas (média aritmética, média geométrica e média harmônica) e não matemáticas (moda e mediana).

3.2 MEDIDAS DE DISPERÇÃO

São medidas empregadas para avaliar o grau de variável, ou dispersão, dos valores em torno da média. Medem a representatividade da média. Dispersão é sinônimo de variação ou variabilidade. Para medir a dispersão são usadas mais frequentemente duas medidas: a amplitude e o desvio padrão.

3.3TECNICAS DE AMOSTRAGEM PROBALISTICAS

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. I- Tipos de amostragem probabilística: Amostragem aleatória simples (AAS), Amostragem estratificada; Amostragem sistemática; Amostragem por conglomerado.

3.4 NUMERO- ÍNDICE

Número índice é o quociente de variável enfocada entre datas distintas, sejam elas temporais ou espaciais. O índice só tem significado se as datas que se refere forem claramente especificadas, caracterizando a época, o período e o local a que dizem respeito. Nesse quociente, o numerador é chamado valor considerado (ou corrente), e denominador, valor base (ou de referência). Por convenção, índice é adimensional, na forma percentual, com dois dígitos e sem sinal indicativo dessa condição. O que lida com grandezas simples é dito elementar ou simples; o que trata de grandezas complexas (resume muitos valores), agregativo ou sintético. Como a base corresponde o valor 100, é indicada por: base = 100.

3.5 DEFLAÇÕES DE DADOS

A Deflação caracteriza uma diminuição relativamente longa do nível geral de preços numa zona económica. Isto significa nomeadamente que a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras. A Deflação é então o conceito oposto a inflação. A Deflação difere da Desinflação, período de diminuição do ritmo de aumento dos preços.

4 TIPOS DE CUSTOS

Numa empresa existem dois tipos de custo os custos diretos e os custos indiretos. Os custos diretos são aqueles que podem ser identificados e aprimorados para cada lugar que vai no momento que ocorre esta ligado a cada tipo de bem ou função de custo é aquele que pode ser atribuído a um produto custo, produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com