TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituições Financeiras e Mercados de Capitais

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Com este trabalho iremos conhecer alguns dos principais princípios ligados às políticas de administração pública voltadas ao mercado de capitais. Será possível analisar as principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, entendendo os motivos que levam o Brasil a ter o maior PIB da América do Sul. Conheceremos como a taxa de juros SELIC, administrada pelo governo, afeta o dia a dia do consumidor e aprimoraremos seus conhecimentos sobre algumas entidades ligadas ao mercado de capitais brasileiro.

ETAPA 1

PASSO 1

Principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Valorização da taxa de cambio nominal, reduzindo o preço do Real em relação ao Dólar, com objetivo de usar a taxa como uma âncora para estabilizar os preços dos bens domésticos. Manutenção do regime cambial flutuante, isso ajudou a exportações crescerem, fazendo com que a balança comercial batesse recorde em 2003.

Executou uma política monetária contracionista diminuindo a oferta monetária e ofertando mais títulos da dívida publica, desta forma, forçando a redução da demanda por moeda buscando reduzir a inflação. Implementou um programa par aumentar o nível de reservas internacionais baseado na liquidez do mercado, garantindo a agiria de maneira neutra em relação a taxa de cambio.

Manteve alta a taxa de juros a fim de conter a fuga de capitais especulativos e manter os níveis de reservas que davam sustentação a âncora cambial, desencadeando uma desaceleração na abertura econômica do país, diminuindo o crédito e elevando os impostos. Aumento dos preços das commodities trazendo divisas para o país, contribuindo para minimizar o déficit na conta de transação correntes.

Sobre valorização do real causou o aumento das importações, levando o Brasil a obter um déficit nas contas correntes. Instabilidade financeira internacional, forte desvalorização dos títulos, levando a um aumento na aversão ao risco, grande queda nos preços dos títulos soberanos dos países emergente desvalorizando a taxa de cambio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com