TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Contabilidade / Capital

Tese: Introdução à Contabilidade / Capital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

Introdução a Contabilidade / Patrimônio

Respostas

Sim, já que, a contabilidade é extremamente importante para saber os valores reais das contas dentro da organização. EX: Fluxo de caixa, patrimônio líquido, Ativo, Passivo e consequentemente o lucro ou prejuízo que a empresa apresentará. Sem essas informações não será possível tomar as decisões necessárias para possíveis problemas.

As Informações que a contabilidade oferece para os gestores são aquelas estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam aos gestores tomadas de decisões baseadas em fatos atuais e verídicos.

O objetivo principal da contabilidade é estudar o patrimônio das entidades e avaliar sua situação econômico-financeira,registrando fatos e atos de natureza patrimonial sendo assim, faz referências sobre tendências futuras que possam vir a ocorrer.

Quando realizado em atraso o registro contábil e escrituração, o diagnostico de possíveis problemas que a empresa venha a possuir, torna-se tardio podendo ocasionar em problemas futuros maiores ou percas econômicas e financeiras.

Uma determinada empresa tem 2 produtos principais na linha de produção A e B. O grupo de produtos A é altamente lucrativo, e o B é deficitário. A contabilidade auxiliaria nos aspectos de custos e qual o preço ideal para aumentar a lucratividade do produto B sem comprometer seus custos e sua qualidade.

Os motivos que me levarão a estudar e trabalhar com contabilidade foi que a mesma é extremamente importante para a análise da organização em sua estrutura financeira e econômica e patrimonial e eu como futuro gestor necessito das mesmas para minhas tomadas de decisões.

Passo 2

1. O total dos Bens Móveis e Imóveis.

2. O total dos Direitos.

3. O total das Obrigações.

4. O valor das Aplicações de Recursos

5. O valor dos Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

6. Demonstre em qual equação, em relação à riqueza, a empresa se encontra.

7. Na mesma tabela compartilhada neste passo 2, separe os valores das contas na

coluna de ativo, passivo e patrimônio líquido, preenchendo o total de cada coluna.

Passo 3

Tabela

Etapa 2

Balanço patrimonial. Atos e Fatos Contábeis e a Técnica da

Contabilidade por Balanços Sucessivos. Demonstração do resultado do exercício

Mudanças na Estruturação do Balanço Patrimonial: um Estudo Envolvendo as Leis n°

11.638/07 e n° 11.941/09

Resumo

Balanço Patrimonial

O balanço Patrimonial, objeto de estudo deste artigo, consiste na demonstração, em determinada data, da situação financeira e patrimonial de uma entidade (HIRASHIMA, 2006, p.12). Dessa forma, o balanço patrimonial é constituído por ativo, passivo e patrimônio líquido.

O ativo “é o conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa” (MARION, 2007, p.53), podendo ser considerado conforme Araújo (2004, p.77) “como a capacidade que a empresa possui de gerar benefícios futuros”. Assim, todos os elementos do Ativo são representados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial (IUDÍCIBUS, 2007, p.30).

No lado direito do Balanço Patrimonial são constituídos o passivo e o patrimônio líquido. O passivo é constituição das exigibilidades da empresa, ou seja, são os valores que a empresa tem a obrigação de pagar a terceiros no momento da avaliação (IUDÍCIBUS, MARION, 2006, p.159). Por sua vez, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa (IUDÍCIBUS, MARION, 2006, p.163), e representa os recursos dos proprietários investidos no empreendimento e os lucros gerados pela empresa e não distribuídos (HIRASHIMA, 2006, p. 289).

Mudanças no Ativo

De acordo com legislações anteriores, o Ativo era dividido em ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente, o qual era subdividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido. Com a implementação da lei n° 11.638/07 e, seu posterior aperfeiçoamento com a lei n° 11.941/09, o Ativo passou a ser dividido em ativo circulante e ativo não-circulante, o qual é composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

O ativo realizável a longo prazo, que era um grupo de contas independente, passou a constituir o ativo não-circulante. Além disso, o ativo-não circulante é composto também pelas contas investimentos, imobilizado e intangível, as quais deixaram de constituir o ativo permanente, pois tal nomenclatura deixou de existir na nova estrutura do balanço patrimonial.

Com as novas leis vigentes, os critérios de classificação das contas do Ativo permaneceram os mesmos, exceto na conta ativo imobilizado. Essa redação proposta pela lei n° 11.638/07 substituiu algumas disposições previstas na lei 6.404/76, pois os bens não eram obrigatoriamente corpóreos e, havia a inclusão dos direitos de propriedade industrial ou comercial no lugar da inclusão dos direitos decorrentes de operações que transfiram à companhia as conseqüências citadas anteriormente.

Os critérios de classificação do ativo diferido foram revogados pela lei n° 11.941/09, uma vez que essa conta foi retirada do balanço patrimonial.

Mudanças no Passivo

De acordo com a Lei n° 6.404/76 as contas do passivo eram classificadas em passivo circulante, passivo exigível a longo prazo e resultados de exercícios futuros. Algumas mudanças ocorreram com a Lei 11.941/09 quanto a essa classificação, e o passivo passou a ser dividido em passivo circulante e passivo não-circulante. Assim, o passivo exigível a longo prazo foi substituído pelo passivo não-circulante e o resultado de exercícios futuros foi revogado.

Os critérios de avaliação do Passivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com