TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Metodologia

Projeto de pesquisa: Introdução à Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera Campinas – Unidade 3

Curso Básico de Contabilidade – 3º Semestre

ATPS – Introdução a Metodologia da Contabilidade

Contabilidade Básica Professor: Andre

Campinas – SP

ABRIL / 2014

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina do Curso de Introdução a Metodologia da Contabilidade Básica Universidade Anhanguera.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................3

O QUE E CONTABILIDADE?................................................................................ 4

QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE ?....................................................5

QUEM SÃO OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE?...............................................6

POR QUE A CONTABILIDADE E IMPORTANTE PARA TODA EMPRESA..................7

PLANILHAS DE CUSTOS.................................................................................8 à 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos mostrar os conceitos sobre Metodologia da contabilidade, onde demonstraremos o que foi absorvido dentro das atividades propostas. Apresentarmos elementos constitutivos desde o inicio da contabilidade até os dias atuais.

A contabilidade e a ciência que estuda, interpreta e registrar os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e analise de todos os fatos relacionados com a formação,a movimentação e as variações do patrimônio administrativo,vinculado a entidade,com o fim de segurar seu controle e fornecer e seus administradores as informações necessárias das ações administrativas.

O QUE E CONTABILIDADE?

Contabilidade é a ciência que denomina a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no ambiente de atividade de uma empresa ou entidade similar.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais. A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).

A contabilidade e classificada em quatro pontos, contabilidade de custo,contabilidade tributaria,contabilidade gerencial e contabilidade publica . Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte.

QUAIS OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE ?

As empresas estão em constantes mudanças, cada vez mais necessitam de controles precisos e de informações oportunas sobre seu negócio para adequar as suas operações às novas situações. Observamos que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias; na atualidade ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e, para o processo de gestão: planejamento, execução e controle. As empresas de pequeno porte normalmente são administradas pelos próprios sócios, que tem formação técnica ligado ao seu negócio, mas sem a formação administrativa de gestão, tais como administração, finanças, economia, marketing, etc. isto tem levado a um grande numero de falências, concordatas e fechamento das pequenas empresas nos seus primeiros anos de vida. O Contador Gerencial, pela própria natureza das funções que lhe são solicitadas a desempenhar, necessitará de formação bem diferente daquela exigida para o profissional que atua na contabilidade formal, precisando assim de bons conhecimentos matemáticos e estatísticos, pesquisa operacional e técnicas de planejamento. O primeiro passo para uma contabilidade verdadeiramente gerencial, é que esta seja atualizada, conciliada e mantida com respeito às boas técnicas contábeis. Realidade presente na maioria das empresas brasileiras, que ninguém pode negar, é a existência de controles financeiros á parte, visando ocultar o chamado “caixa dois”, que são os recursos advindos do faturamento “sem nota fiscal”. Esta prática, bastante comum, visa diminuir os custos tributários envolvidos na operação de um negócio. Sem o conhecimento do mercado, da concorrência, da formação de preços, do controle dos gastos, do controle dos estoques, do fluxo de caixa, do ponto de equilíbrio, de um planejamento tributário, da legislação pertinente ao seu negócio, os empresários tomam decisões incompatíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com