TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento Inicial

Trabalho acadêmico: Investimento Inicial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIOANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Unidade I – Av. Fernando Correa da Costa 1.800 – Bairro Dr. João Rosa Pires - 3316-6000 – 79.004-311

Unidade II – Br 163 – Av. Guri Marques 323 – Chácara das Mansões – 3345-6100 - 79.079-005 Campo Grande – MS

www.unianhanguera.edu.br – 0800 15 2136

Análise de Investimento

Sumário

Introdução 3

Investimento 4

Plano de Negócios 6

Investimento Inicial 8

Quadro de Colaboradores 8

Despesa Operacional 9

Folha de Pagamento 10

Encargos 11

Relação de Despesas 12

Variações 14

Estimativa de Despesas e Custo 16

Investimento no Mercado Financeiro 17

Fundo de Investimento 18

Fluxo de Caixa 21

Demonstração do Resultado do Exercício para compor o Fluxo de Caixa 22

Programa de Prestação de Serviços 23

Demonstração Gráfica Fluxo de Caixa 23

Conclusão 24

Bibliografia 25

Introdução

Atualmente, em um mundo globalizado, a necessidade de se investir se torna cada vez mais necessária, pois se trata de um ciclo que vem alimentando a economia financeira do país e do mundo, onde, por exemplo, alguém que esta no Brasil pode fazer um investimento nos Estados Unidos e isso gira a economia mundial. Para tanto será feita uma breve explanação quanto ao assunto investimento, ou seja, pegar as disponibilidades e investir para que se tenham recursos futuros e é justamente o investimento que será tratado este trabalho.

Num primeiro instante será apresentado um plano de negócio no ramo de prestação de serviços, mais exatamente uma franquia no ramo de conservação e limpeza além de oferecer serviço de portaria, como investimento não se trata apenas de abrir um novo negócio, será apresentado alguns outros exemplos de aplicações, que, neste caso será o fundo de investimento além de algumas conceituações a respeito do assunto, assim como algumas simulações do rendimento destas aplicações.

Ainda será tratado do fluxo de caixa e suas particularidades quanto ao conceito de competência e o conceito de caixa com suas particularidades, para que o conceito de caixa seja exemplificado será utilizando do plano de negócio já tratado uma apresentação mais clara do que é o fluxo de caixa.

Investimento

Na atualidade o termo investimento faz parte do cotidiano da sociedade, sendo fácil ouvir o termo em varias das mídias existentes para tanto veja:

Segundo site Educação, Os investimentos financeiros são alternativas para aqueles que desejam guardar algum dinheiro e realizar poupança para a aposentadoria, uso futuro em caso de necessidades, entre outros.

Já no site Administradores diz que na verdade, esse termo “investimento” está empregado de maneira errada. Na teoria econômica há uma pequena diferença entre investimento e poupança, por exemplo, quando acessamos o Home Broker ou ligamos para um corretor e damos uma ordem de compra de 1k de ações da Petrobrás, estamos apenas poupando. No entanto, quando adquirimos um novo bem de capital, isto é, bens que geram novos bens (riquezas), de fato investimos.

Para Olivo, PLT – Análise de Investimento, (2013, p.16), o investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar recursos no futuro.

Todos concordam que investimento é pegar as disponibilidades existentes no presente e com este criar mais recursos no futuro, sendo que a economia é movida pelo constante ciclo de investimento, sendo sua lógica a seguinte; é necessário aumentar a produção pelo que se mede mais tradicionalmente que o PIB (Produto Interno Bruto), pois uma fabrica, por exemplo, ela só ira produzir mais se houver investimento seja nas máquinas e equipamentos ou ainda no pessoal de forma que aumente as capacidades já existentes e o lucro seja elevado.

Investimento não se traduz apenas em investir na própria empresa, o investimento pode ser também de outras maneiras tais como, a aplicação no mercado, compra de um bem com o intuito de gerar mais recursos, ou ainda adotar o papel de investidor angels (pessoa física com capital disposta em investir em outras empresas ou mesmo em um plano de negócios).

O foco do investidor é o retorno que aquele investimento lhe proporcionara, veja

alguns dos investimentos mais comuns:

- CDB

- Caderneta de poupança

- Debêntures

- Ações de empresas

- Fundos de investimento

- Títulos Públicos

Mas, quando se fala em investimento não se pode falar apenas em rentabilidade, mas também de risco, uma vez que o investidor antes de realizar qualquer investimento deverá fazer uma pesquisa a respeito do tipo de investimento que se deseja a fim de saber qual o grau de risco (perda) este ou aquele investimento possui, como exemplo, se pode citar o mercado de ações, onde um dia o as ações de uma determinada empresa esta em alta e no outro pode estar em baixa acarretando perda.

Portanto, o investidor ira analisar, planejar seu investimento ou mesmo retardar o resgate deste investimento, de forma que este obtenha lucro.

Os tipos de investimento podem ser diversos, mas se pode dividi-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com