TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LISTA DE EXERCÍCIOS – AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Seminário: LISTA DE EXERCÍCIOS – AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA DE EXERCÍCIOS – AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Nos quesitos de 01 a 12 abaixo, informe certo (C) ou errado (E)

01) Presume-se influência significativa, para efeito de determinar-se a coligação, quando a investidora tem o direito à nomeação de um ou mais diretores da investida.

02) Nos termos da Instrução CVM nº 247/96, aplicável a todas as companhias, são equiparadas a coligadas as sociedades quando uma participa indiretamente com 10% ou mais do capital votante da outra, sem controla-la.

03) Considera-se que há influência significativa quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira e operacional da investida, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas.

04) operações materiais entre o investidor e a investida pode ser considerada uma das evidências da existência de influência significativa.

05) Controlada é a entidade na qual a controladora, sempre de forma direta, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

06) Pelo método de equivalência patrimonial, um investimento em coligada e em controlada será aumentado ou diminuído pelo reconhecimento da participação do investidor nos lucros ou prejuízos do período, gerados pela investida após a aquisição, desde que tal aquisição não tenha se dado até seis meses antes da data do balanço em que se verificar o lucro ou prejuízo.

07) Normalmente, o controle pertence ao acionista que detém 50% mais uma ação com direito a voto. Todavia, se as ações com direito à voto estiverem distribuídas em vários acionistas e nenhum deles conseguir reunir a maioria absoluta dessas ações, o controle será daquele que apresentar maior participação.

08) De acordo com o inciso I do art. 248 da Lei nº 6.404/76, o valor de patrimônio líquido da coligada ou controlada deverá ser determinado com base em balanço patrimonial ou balancete de verificação, levantado na mesma data ou até, no máximo, 60 dias antes da data do balanço da investidora.

09) Pelo método da equivalência patrimonial, o valor de patrimônio líquido do investimento é obtido mediante a aplicação do percentual de participação no capital social sobre o valor do patrimônio líquido da coligada ou controlada.

10) No método de custo, é irrelevante a variação sofrida no patrimônio líquido da investida pela obtenção de lucros, já que tais variação não influencia o valor do investimento, ainda que a aquisição do mesmo tenha se dado até seis meses da data do balanço em que se apurou o lucro.

11) Ao contrário do método da equivalência patrimonial, pelo método do custo de aquisição, a investidora não reconhece, como parte do valor do investimento, os resultados apurados pela investida. Não há, assim, equivalência entre o valor do investimento registrado pela investidora e o valor de patrimônio líquido da participação.

12) A provisão para perdas prováveis na realização do valor da participação societária é somente aplicável às participações societárias avaliadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com