TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Escrituração

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  10.645 Palavras (43 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO

DEPARTAMENTO HOTELARIA E TURISMO

Licenciatura em Ensino de Hotelaria e Turismo-Recepção

O Modelo de Avaliação por Competências e o seu Contributo na Melhoria da Qualidade do Formando em Hotelaria e Turismo: Caso do ICM

Discente                                                                                       Orientador

Ana Paula José Manjate                                                    DraItelvina Andrade

Maputo, Agosto de 2016


Ana Paula José Manjate

O Modelo de Avaliação por Competências e o seu Contributo na Melhoria da Qualidade do Formando em Hotelaria e Turismo: Caso do ICM

[pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO

Maputo, Agosto de 2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

O MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E O SEU CONTRIBUTO NA MELHORIA DA QUALIDADE DO FORMANDO EM HOTELARIA E TURISMO: O CASO DO ICM

TRABALHO APRESENTADO EM CUMPRIMENTO PARCIAL DOS REQUISITOS EXIGIDOS PELO ISDB PARA OUTORGA DO GRAU DE LINCENCIATURA EM ENSINO DE HOTELARIA E TURISMO, POR ANA  PAULA JOSÉ MANJATE

INSTITUTO SUPERIOR DOM BOSCO

ORIENTADOR

___________________________________________________

(Itelvina Andrade)

MAPUTO, JULHO DE 2016

Este trabalho foi aprovado com valores no dia __/  __  /2016 por nós, membros de júri examinador do Instituto Superior Dom Bosco.

PRESIDENTE                        O AUTOR                    O COMENTADOR

_____________________________________            ____________________

Dedicatória

Aos meus pais que sempre me fizeram crer que o sonho nos aproxima das coisas que queremos e o resto depende do nosso esforço.

Agradecimentos

Este trabalho não seria possível sem a colaboração de alguns, pelo que cumpre deixar aqui os indispensáveis agradecimentos. O primeiro vai para a minha supervisora Dra. Itelvina Andrade pelo apoio dado e por ter aceitado o desafio de ser a minha orientadora analítica. De seguida alastro o agradecimento ao todo o corpo docente e colaboradores do Instituto Superior Dom Bosco que directa ou indirectamente concederam-me informações e observações preciosas, para a melhoria da qualidade do meu ensino.

Aos meus colegas do curso de Hotelaria e Turismo, em especial a turma de Recepção pelo apoio, vai um agradecimento especial as minhas colegas Breka Hermínio e Crisménia Dunhe.      

A Policarpo Mapengo, Paula Jamisse, Cristóvão, Kitó, Dad, Vita, Helga, Jaime, Rosalina, Beatriz, Helder, Arlindo, Akcel, Khizon,Altenor pelos momentos de dificuldade, ansiedade e de esperança que partilhamos.

[pic 3]

Instituto Superior Dom Bosco

Direcção Científico-Técnico Pedagógico

Declaração de honra

Eu Ana Paula José Manjate, declaro por minha honra que o presente trabalho de pesquisa para a obtenção de grau de Licenciatura em Ensino de Recepção cujo tema é o modelo de avaliação por competências e o seu contributo na melhoria da qualidade do formando em Hotelaria e Turismo: Caso do Instituto Comercial de Maputo (2016)é fruto da minha pesquisa e não foi em momento algum publicado por alguém ou por uma outra instituição.

A candidata

_______________________________

(Ana Paula JoséManjate)

MAPUTO, JULHO DE 2016

 Resumo

Nos últimos tempos, tem-se notado em Moçambique a ocorrência de uma gama de transformações ao nível das políticas de educação, e como resultado deste aspecto, introduziu-se o modelo de avaliação baseado em competências que surge no âmbito das novas qualificações.

Tendo em consideração que o estudo foi de natureza qualitativa, no presente trabalho, procurou-se, analisar, o contributo do sistema de avaliações e respectivas reavaliações para a qualificação competente dos seus formandos. Centrou-se numa metodologia hipotético dedutiva, qualitativa e de natureza aplicada, cujo trabalho de campo foi feito por entrevistas e questionários.

Doponto de vista da questão de partida pode se observar que os dados do campo demonstram que o modelo de avaliação de competências adoptados no ICM, detém de uma componente positiva pelo facto de esteprever a aplicação duma diversidade de formas de avaliar e respondendo aos resultados de aprendizagem de cada módulo. No entanto, o mesmo peca por não influenciar qualitativamente na formação, visto que os estudantes servem-se das lacunas reavaliativas para alcançar mas, sem o domínio dos conhecimentos em habilidades e atitudes profissionais.

Palavras-chaves: avaliação, reavaliação, competência.

Lista de siglas

COREP - Comissão Executiva da Reforma da Educação profissional

PIREP - Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional

ICM – Instituto Comercial de Maputo

Lista de apêndice

Apêndice I: questionário

Apêndice II: guião de entrevista

Lista de anexo

Anexo I

CAPÍTULO I: INTRODUҪÃO

  1. Introdução

Muito discute-se, nos últimos anos, a respeito das intensas e continuas alterações que se tem verificado no sistema da educação em Moçambique e no mundo em geral. As razões principais para estas mudanças residem na busca incessante da qualidade de ensino no sistema educacional geral e técnico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.6 Kb)   pdf (630.4 Kb)   docx (161.3 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com