TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Americanas Financial Management

Relatório de pesquisa: Lojas Americanas Financial Management. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PARTE I 5

2.1 EMPRESA 5

2.2 ENTREVISTA 5

2.2.1 Teoria Econômica 5

2.2.2 Administração Financeira e Orçamentária 6

2.2.3 Mercado Financeiro e de Capitais 7

2.2.4 Matemática Financeira 8

2.2.5 Direito Tributário 9

2.3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS 10

2.4 PLANO DE AÇÃO 11

3 PARTE II 11

3.1 BALANÇO PATRIMONIAL 10

3.1.1 Ativo 12

3.1.2 Passivo 13

3.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO 15

3.3 ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL 16

3.3.1 Endividamento Geral 16

3.3.2 Composição do Endividamento 16

3.3.3 Imobilização do Patrimônio Líquido 16

3.3.4 Imobilização de Recursos Não- Correntes 16

3.4 ÍNDICES DE LIQUIDEZ 17

3.4.1 Liquidez Imediata 18

3.4.2 Liquidez Corrente 18

3.4.3 Liquidez Seca 18

3.4.4 Liquidez Geral 18

3.5 ÍNDICES DE RENTABILIDADE 19

3.5.1 Rentabilidade do Patrimônio Líquido 19

3.5.2 Rentabilidade dos Investimentos 20

4 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

INTRODUÇÃO

Lojas Americanas é uma empresa brasileira do segmento de varejo fundada em 1929 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, pelo Austríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. Atualmente, a empresa conta com mais de 731 estabelecimentos de vendas em 22 estados do Brasil e também no Distrito Federal. É a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012.

Sua sede é situada na Cidade do Rio de Janeiro e as lojas americanas ainda é detentora do site Americanas.com, Shoptime e Submarino onde são comercializados mais de 80 mil itens de quatro mil empresas diferentes. Mas todo esse progresso se deu dentre outros, a partir do ano de 2003 onde teve como principal característica a aceleração do programa de expansão, que com o objetivo de expandir a rede de lojas, foram inauguradas 13 lojas convencionais, fortalecendo a presença da companhia em mercados importantes das regiões Sudeste e Sul do país.O que diferencia as Lojas Americanas das demais,são os padrões de grande qualidade e os preços fornecidos para seus clientes de todas as regiões brasileiras.

As lojas americanas além forçar uma associação direta com a conhecida rede de lojas físicas é detentora de lojas virtuais, e sua primeira loja virtual foi fundada em setembro de 1999 onde só foi faturar seu primeiro produto em novembro do mesmo ano. Apesar de ter entrado no mercado já tarde, em uma época em que explodia a concorrência do comércio eletrônico, ela cresceu rapidamente, com uma grande aceitação do público brasileiro com o primeiro sistema de cobrança de cartão de crédito online do país e uma logística que permite entregas rápidas para qualquer parte do Brasil. Mas essa aceitação se deu por seu nome espalhadas pelo Brasil, mas, apesar dessa associação, a americanas.com é uma empresa totalmente separada, onde trabalham cerca de duzentas pessoas em um prédio no Rio de Janeiro, onde ocorre todo o desenvolvimento e toda à administração, desde o desenvolvimento das aplicações e a arte que aparece nas páginas até o controle de logística e recursos humanos.

Em 2001 a empresa já contava com cerca de 200 mil clientes ativos, sendo que a porcentagem era de clientes fiéis, aqueles que realizam no mínimo duas compras num período de seis meses, já representava mais de 50% do total de compradores. No primeiro semestre daquele ano, a empresa teve um faturamento cinco vezes maior que o do mesmo período do ano anterior, onde a loja virtual vendeu 23,1 milhões de reais, com lucros de 4 milhões de reais.Em 23 de novembro de 2006 foi anunciada a fusão entre as empresas Americanas.com e Submarino.com. A nova companhia, resultante da negociação, B2W, tornou-se a maior do mercado brasileiro de comércio via Internet, tendo as Lojas Americanas como acionista majoritária.

Ao longo desse trabalho veremos como são aplicadas as matérias decorridas no semestre: Administração Financeira e Orçamentária baseada no ato de planejar todo o investimento da empresa, Matemática Financeira com seus cálculos de juros, descontos e taxas, Mercado de Capitais que fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e seus indicadores, Análise Contábil baseadas na DRE e no balanço patrimonial da empresa, Teoria Econômica que regulamenta toda a estrutura do mercado como os tributos, e o Direito Tributário com suas noções e obrigações tributária, todas complementadas à empresa Lojas Americanas.

1 PARTE I

1.1 EMPRESA

Nome: Lojas Americanas S/A

Setor: Comércio em geral, inclusive supermercados e lanchonetes, Lojas de Conveniências e etc.

Porte: Grande

Estado: Presente em todas as regiões do país.

1.2 ENTREVISTA

1.2.1 Teoria Econômica

A Lojas Americanas revisa semanalmente os preço de seus produtos, devido à uma preocupação com o bem estar de seus cliente, garantindo assim um melhor conforto, passando confiança, analisando seus concorrentes para que seus produtos possam concorrer diretamente com o mercado que é muito competitivo.

Toda analise econômica utiliza-se de dados numéricos e estatísticos para viabilizar o desempenho.Quando se trata de analise macroeconômica é importante que sempre seja considerada a inflação, pois seus efeitos de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com