TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Americanas

Ensaios: Lojas Americanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 3

A Lojas Americanas S.A. é uma das mais tradicionais redes de varejo do país. Com 78 anos de vida, a empresa conta com 245 lojas nas principais cidades do país e com 3 centros de distribuição, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, atuando também no comércio eletrônico, representado pela Americanas.com e Shoptime. A rede comercializa mais de 80.000 itens de 4.000 empresas diferentes, o que faz com que a Lojas Americanas detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bomboniere, lingerie e CD's. A mesma utiliza das seguintes estratégias de merchandising:

A estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará atendendo a segmentos ou nichos específicos.

No PDV:

A empresa visa oferecer preços competitivos, formas de pagamento mais flexíveis. Presente em Shoppings Centers e locais com grande concentração de pessoas. Grande quantidade de itens ofertados, de marcas tradicionais, oferecendo fácil acesso, preços competitivos e produtos populares. Oferta de diferentes produtos em um só lugar, com um forte apelo voltado para a conveniência.

Mecanismos de compras por impulso:

Retenção Seletiva:

Devido a repetição e dramatização das mensagens dos produtos, as pessoas tendem a lembrar somente os pontos positivos e que realmente gostam daquele determinado produto.

Atenção Seletiva:

Percepção de estímulos sobre o cliente.

Principais estratégias de marketing utilizadas no Ponto de Venda das Lojas Americanas:

Neste local se faz presente promoções de quantidade e de preço, os produtos novos são disponíveis a preços mais acessíveis, as vezes com degustações e amostras grátis. Um fato importante que se deve ressaltar é a disponibilização de diversos produtos em um só lugar.

Mecanismos que fazem as pessoas comprarem por impulso:

Retenção Seletiva:

Nas Lojas Americanas, a retenção seletiva pode ser observada tanto dentro quanto fora da loja, pois esta empresa faz propagandas na internet, principalmente em sites de grande visualização como o submarino, ou, na televisão, e dispõe na loja de cartazes e flyers.

Atenção Seletiva:

Nas Lojas Americanas os clientes que entram com uma idéia fixa de compra teem isso alterado devido a disposição dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com