TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lojas Riachuelo

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Teoria das Organizações (AVA2)

Empresa: Lojas Riachuelo S/A

Luciana Lima Ribeiro

20193301631

Lojas Riachuelo S/A

  1. História da Riachuelo

A história da loja Riachuelo teve início em 1947, quando ainda se vendia tecidos a preços baixos em lojas de rua. Em 1979, a Riachuelo passou a fazer parte do Grupo Guararapes e a oferecer roupas prontas.

Nos dias de hoje, a Riachuelo já está prestes a celebrar 70 anos e é a maior empresa de moda do Brasil e uma das três maiores redes de varejo do País, com quase 300 lojas em todo o território nacional, 40 mil funcionários e um parque fabril que supera todos os outros da América Latina.

A loja Riachuelo tornou-se grande porque segundo a diretriz da própria loja, servia a um propósito maior, que é “fazer da moda um instrumento de democratização.” Através da agilidade na criação, produção, distribuição e difusão de novas tendências, gerando assim valor agregado para cada uma de suas peças – e, atualmente, são milhares de itens confeccionados ao dia.

Como parte de sua estratégia, apostou na criação e no fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específicos. Em 2004, além de implementar inovações no visual merchandising, adotamos um novo posicionamento de marketing, saindo da mídia convencional e investindo no processo de verticalização.

Voltaram a investir nas mídias de massa em 2007, com uma nova campanha de comunicação, que teve como objetivo democratizar a moda, vendida a preços acessíveis. Organizaram o departamento de estilo, com o intuito de atender a demanda do varejo dentro do Grupo Guararapes. O resultado desse processo foi o reposicionamento de marcas próprias para o público brasileiro, cada vez mais exigente e bem informado.

As lojas são divididas em diferentes seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil e moda casa, além de acessórios e calçados, produtos de beleza e celulares.

Conectada aos principais centros trend-setters ao redor do globo, a Riachuelo pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui moda para todo o Brasil. Se o mundo em alta velocidade lança tendências a todo o momento, a Riachuelo está preparada para atendê-lo, com grandes fábricas em Natal (RN) e Fortaleza (CE), que contam com 508 mil e 118 mil metros quadrados, respectivamente. 

Pioneiros no formato “see now, buy now” (que viabiliza a compra imediatamente após a apresentação do produto) no Brasil, a Riachuelo apostou  em 2014 no que viria a se tornar uma das mais atuais configurações para a comercialização de um desfile de moda. Com a coleção exclusiva Versace para Riachuelo, apresentada como parte do line-up oficial do São Paulo Fashion Week, foi montada uma loja temporária logo após a apresentação dos looks, garantindo na manhã seguinte ao evento a distribuição das peças em centenas de lojas espalhadas pelo País.

  1. Riachuelo sob um olhar de dentro

Segundo a supervisora Luciene Guedes, da filial de Caxias, a Riachuelo procura somar as habilidades conceituais, humanas e técnicas com o conhecimento, perspectiva e atitude. Trabalhando de forma dinâmica, flexível, focada e orientada. Para isso existe umas plataforma de treinamento virtual e mais 3 (três) programas de desenvolvimento (anuais); um voltado para os colaboradores, outro para líderes e o outro para supervisores. Nesse programa se discute sobre liderança, produtividade, atendimento ao cliente, concorrentes e novidades do mercado.

Para medir a satisfação dos seus colaboradores existe a pesquisa de clima organizacional, anualmente. Para dar mais suporte e segurança aos mesmos a empresa faz uso de um Disk Ética, completamente anônimo.

Todos os colaboradores de cada loja têm acesso aos seus respectivos líderes, supervisores e gerentes diretos; e ainda há um programa novo aonde todos da empresa podem ter acesso as publicações, fotos e comunicados (uma rede social interna); dos colaboradores até a diretoria. Pode-se solicitar a publicação de uma foto, treinamentos, uma vitrine ou até algum exemplo a ser seguido.

Hoje a empresa trabalha por processos padronizados. Todas as lojas foram treinadas para trabalhar iguais. Ou bem parecido, dentro do possível. Isso não ocorria a anos atrás.

Possui também um lado focado em seus colaboradores como pessoa; além da remuneração mensal, há alguns prêmios por metas atingidas, para a família há o plano de saúde e um canal que atende funcionários e familiares com apoio jurídico e psicológico por telefone.

O nível hierárquico mais alto visita as lojas esporadicamente para ter o contato presencial além do virtual com seus colaboradores, mas não há uma regra sobre essa visitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com