TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.202 Palavras (17 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 17

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III – INTERVENÇÃO/ATIVIDADES DE CONSULTORIA

EMENTA:

Identificação de Empresa Junior. Desenvolvimento profissional. Desenvolvimento e execução de projeto de intervenção e/ou consultoria. Iniciação prática e profissional. Diretrizes do Estágio Supervisionado de Administração.  Instrumentalização para a prática de Estágio Curricular Supervisionado. Prática supervisionada.

OBJETIVO GERAL:

Formar o acadêmico para a comunidade empresarial pública, contribuindo com a formação prática do futuro profissional administrador, bem como, possibilitar que o acadêmico em formação possa articular os conhecimentos teóricos com a prática profissional desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para a atividade profissional da administração e para o desenvolvimento de projetos de intervenção e/ou consultoria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Oferecer formação na área de gerenciamento de serviços;

- Oferecer formação na área humanística e interpessoal;

- Desenvolver capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico para desempenho das atividades do administrador.

- Possibilitar uma visão estratégica da Gestão, estimulando-lhes o desenvolvimento da capacidade de reflexão e crítica, com vistas a torná-los agentes de mudanças no âmbito de organizações e empresas públicas e privadas.

- Proporcionar aos acadêmicos do Curso de Administração a oportunidade de aplicarem os conhecimentos já adquiridos pelo estudo das componentes curriculares durante o curso;

- Possibilitar que os acadêmicos do Curso de Administração realizem diagnósticos, avaliações e sugiram estratégias e soluções no contexto da administração de órgãos públicos;

- Promover o processo de integração entre a IES e empresas privadas, de terceiro setor e Órgãos Públicos, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências;

- Permitir uma avaliação do campo e mercado de trabalho do futuro profissional Administrador, bem como das realidades sociais, econômicas e comportamentais de sua futura atuação profissional;

- Desenvolver a consciência da necessidade de contínuo aprimoramento individual e atualizações periódicas, face ao dinamismo das transformações do mundo moderno e conseqüentemente do mercado de trabalho que reflete na dinâmica das empresas públicas e privadas;

- Contribuir para com a formação prática do futuro profissional administrador;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

Nesta unidade você serão orientados pelo professor de estágio, sobre os procedimentos, as diretrizes legais para a iniciação a prática profissional, bem como, orientações das estrutura necessárias para elaborar um projeto de intervenção e/ou consultoria. São conteúdos desta unidade:

- Orientações geraisas diretrizes legais da prática de estágio curricular supervisionado III;

- Estruturas de projeto de intervenção e/ou consultoria

- Identificação da Empresa Júnior

- Documentação necessária para sua apresentação na empresa Junior conveniada para efetivar a prática de estágio;

Para esta unidade será necessária uma carga horária de 10 horas/aula, divididas da seguinte forma:

06 horas para aulas teóricas na IES com professor orientador (atividade teórica);

02 horas para você se apresentar na Empresa a fim de iniciar a prática de estágio (atividade prática);

02 horas para você realizar as primeiras observações(atividade prática);

Para esta unidade serão necessárias as seguintes fases:

1ª Fase – Orientações Gerais

Diz respeito às aulas presenciais com o professor orientador de estágio a fim de orientar vocês, acadêmicos, sobre as diretrizes da prática de Estágio Curricular Supervisionado II, bem como apresentar os documentos necessários para entregar na empresa onde será realizado o estágio.

Neste primeiro momento, o professor orientador explicará o funcionamento do estágio e os documentos necessários para a realização do mesmo. Lembramos que é preciso que vocês tenham acesso a todos os documentos necessários para o Estágio:Carta de Apresentação, Termo de Compromisso, Modelo Padrão do Relatório de Estágio Supervisionado, entre outros que se fizerem necessários.

Lembramos que nesta disciplina, a atividade de estágio poderá ser desenvolvido por uma equipe de até 3 (três) acadêmicos. Por isso, vocês com mais 2 (dois) colegas deverão elaborar um projeto de intervenção e/ou consultoria para ser desenvolvido/executado em uma Empresa Junior conveniada com esta IES.

2ª Fase – Apresentação e primeiras observações no empresa ao qual você realizará o estágio

A segunda fase diz respeito à apresentação do grupoà empresa escolhida pelo professor orientador do estágio. Este é um momento importante, pois vocês, acadêmicos poderão conversar com o profissional que os receberá na empresa e explicar o funcionamento do estágio de acordo com o roteiro pré-definido. Marque um dia com esse profissional para que vocês possam entrevistá-lo. É importante que neste dia vocês apresentem toda a documentação que lhes foi fornecida no dia da aula presencial, tais comoa Carta de Apresentação, Termo de Compromisso, entre outros. Aproveite para realizar as primeiras observações da empresa (estrutura, horário de funcionamento, entre outras coisas).

Ainda nesta fase, procurem por meio de observações e conversas, identificar a categorização da empresa ao qual você irá realizar o estágio, com informações tais como: fundação, história, serviços oferecidos, entre outras informações. Esta categorização será importante, podendo até se tornar o primeiro capítulo do relatório. Fique atento, anote tudo em seu diário de campo, pois estas informações podem contribuir na elaboração do projeto.

UNIDADE II

Nesta unidade vocês receberão orientações, irão elaborar o projeto de intervenção e/ou consultoria, bem como devem identificar a estrutura e o funcionamento da empresa ao qual irão desenvolver o referido projeto. São conteúdos desta unidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (213.8 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com