TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.968 Palavras (28 Páginas)  •  7.274 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DESPORTO

FRANCISCO DAS CHAGAS LOPES BRANDÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO : III

Curso de Bacharelado em educação física

RIO BRANCO (AC)

2017

FRANCISCO DA CHAGAS LOPES BRANDÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: III

Curso de Bacharelado em educação física

Relatório apresentado como requisito para aprovação na disciplina Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal do Acre.

Professor (a) Orientador (a): Rayana Nascimento Matos da Silva

RIO BRANCO (AC)

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO…………………………………………….……..…………..…...pg 3

2 DESENVOLVIMENTO……...………………………………………....……….…pg 4

2.1APRESENTAÇÃO DAESCOLA/EMPRESA(SETOR)

2.2 RELATÓRIO DESCRITIVO..............................................................................pg 4

CONCLUSÃO.........................................................................................................pg

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................pg 5

ANEXOS....................................................................................................................pg

APÊNDICES...................................................................................................................

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como finalidade de descrever as experiências vividas pelo estagiário Francisco das Chagas Lopes Brandão durante a realidade de atividades de estágio, na FAST FITNESS ACADEMIA, situada na Rua Antônio da Rocha Viana, nº 1633 – Vila Ivonete, Rio Branco – Acre – CEP: 69914 – 2210. Nele serão descrito um breve histórico da FAST FITNESS ACADEMIA, suas funções, área de atuação e objetivo.

As atividades estão sendo supervisionadas pela professora Rayana Nascimento Matos da Silva, visando também atender a exigência curricular, objetivando a oportunidade de os alunos vivenciarem na prática as teorias aprendidas durante o curso de Educação Física Bacharelado realizado na Universidade Federal do Acre – UFAC. Desta forma, o estágio supervisionado permite a união do conhecimento teórico com a prática profissional, obtido em sua vida.

O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e no diálogo com profissionais mais experientes.

De acordo FREIRE (1997 p. 20)

O processo de formação do profissional de Educação deve ser contínuo, aliado a uma constante busca pelo conhecimento. A educação é permanente não por que certa linha ideológica ou certa posição política ou certo interesse econômico o exijam. Ela é permanente na razão, de um lado, da finitude do ser humano, de outro, da consciência que ele tem de finitude. Mas ainda, pelo fato de, ao longo da história, ter incorporado à natureza não apenas saber que vivia, mas saber que sabia e, assim que podia saber mais. A educação e a formação permanente se fundem aí.

1.1 Objetivos:

 Identificar a importância da disciplina de estágio supervisionado III na formação acadêmica do curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Federal do Acre.

2.2 Relatórios Descritivos

Fazendo uma reflexão mais profunda, percebo que me deparei com uma série de situações novas e que vieram a somar na minha experiência. Pude acompanhar as aulas de spinning que até o presente momento não tinha visto de perto como funcionava, na qual gostei muito; e junto com outros estagiários podemos acompanhar o atendimento de avaliação física, que é feita quando o aluno inicia na academia para verificarmos sua situação corpórea, da qual os profissionais demonstram um grande conhecimento da área e executam seu trabalho com excelência.

Acompanhei vários alunos passei alguns exercícios de acordo com suas necessidades como, por exemplo, um aluno que tem epicondilite que é uma degeneração dos tendões que se originam no cotovelo, atingindo do punho e dos dedos. A epicondilite é também conhecida como ‘’cotovelo de tenista’’, que é causado por atividades que exigem uso excessivo ou incomum dos pronadores do antebraço e a melhor forma de tratar é tirando a sobrecarga local e fazer tratamento fisioterápico.

As atividades dos profissionais vão desde a recepção dos alunos novatos, elaboração e acompanhamento de programa de treinamento e avaliação física dos alunos. A atuação do professor que me orientou passa por essas atribuições, além de incluir orientação dos estagiários, orientação dos alunos de grupo especiais e coordenação das atividades realizadas no local.

A realização do estágio e o acompanhamento da minha orientadora e do profissional que esteve no meu horário de campo possibilitaram a incorporação de saberes práticos de atuação em diversas situações que ocorrem no ambiente profissional. Durante minhas observações percebi como se dava a relação deles com os alunos, com os demais professores, sua atitude diante de quaisquer problemas, assim como sua metodologia de trabalho e planejamento. Suas atitudes refletiam-se em mim, na medida em que consegui, através da convivência com eles, desenvolver um bom relacionamento com os alunos da academia, sempre de maneira respeitosa e profissional.

CONCLUSÃO

A realização dessa disciplina é de fundamental importância no processo formativo do discente, pois, permite ao mesmo, ter contato com a rotina de trabalho do profissional de Educação Física no seu ambiente profissional, adquirindo experiência prática, através da incorporação de saberes advindos de observação e intervenção através da disciplina é eficaz na promoção da aprendizagem. Na medida em que aspectos inerentes à prática e vivência permitem ao discente enriquecer seu processo de formação acadêmico e no desempenho de suas futuras funções profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (594.1 Kb)   docx (323.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com