TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

DOCÊNCIA

SEABRA - BA

NOVEMBRO/2014


RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

DOCÊNCIA

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado III do Curso de Pedagogia da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina. Professora: Maria Luiza Coutinho Seixas. Tutora: Janara Luiza Paiva Botelho de Oliveira.

SEABRA - BA

NOVEMBRO/2014

RESUMO

Apresento a Escola Maria Alaíde Cardoso Vila Nova, este relatório que visa informar sobre as experiências realizadas na disciplina Estagio Supervisionado III, da aluna Nivanilda Souza Santos, correspondente ao período de 8:00hs as 12:00hs do dia 03 a 07 de outubro de 2014, com carga horária de 4h diárias totalizando 60 horas, conta ainda com a descrição das atividades desenvolvidas, e do projeto Biblioteca e Classe o qual elaborei e coloquei em prática na classe citada no relatório, e como são organizado os espaços externos, as salas de aula, o número de crianças e faixa etária, depreendendo da necessidade diferenciadas que as crianças menores necessitam com relação as crianças maiores, pois estas exigem muito mais experiência e dedicação do professor.

Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Educação Infantil. Criança.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................4

2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO................................................5

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES...................................................7

4 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL..........................15

5 A DIMENSÃO FORMATIVA DO ESTÁGIO.................................17

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................18

REFERÊNCIAS


INTRODUÇÃO

        O presente estágio tem por objetivo relatar as práticas, planejamento e vivencias que serve como um instrumento significativo para a prática de sala de aula. O estágio supervisionado possui um papel de grande importância na formação inicial do professor e pedagogo por promover vivências diversificadas no âmbito escolar. Através da observação é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sócias e costumes. O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia é uma atividade de grande valia para o acadêmico. Visto que é momento de realizar as vivencias da prática pedagógica e das diversas situações do contexto escolar, ou seja, é a oportunidade em que o acadêmico em formação tem para entrar em contato com a realidade escolar, em que irá atuar, para conhecê-la e para desenvolver suas competências e habilidades necessárias à aplicação dos conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhados ao longo do curso.

        Através da prática e experiências adquiridas no estágio é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sócias e costumes. O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar a o estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania.

        Assim, o estágio deve ser vista, ao mesmo tempo, como uma preparação para a investigação intelectual e para a ação docente, tendo como objetivos a compreensão e a capacidade de intervenção educacional como prática social, buscando a unidade entre teoria e prática, tomando a realidade escolar como objeto de conhecimento e de pesquisa.

DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Estágio Supervisionado III teve inicio dia 10/11/2014 e término dia 28/11/2014, foi realizado na escola Maria Alaíde Cardoso Vila Nova, está localizada na Avenida do Colégio, bairro centro no munícipio de Boninal-Bahia. Trata – se de uma instituição mantida pela prefeitura, sede própria, e conta com os recursos públicos federais, dos quais podem destacar: PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola, e funciona no turno matutino das 8:00h às 12:00h, vespertino das 13:00h às 17:00h, série de ensino Alfa I e Alfa II da educação infantil, com 132 alunos.

A unidade escolar está localizada no centro urbano do município de Boninal-Bahia, numa comunidade carente onde mais da metade da população é de baixa renda e vive do comercio e da agricultura, a área interna da escola possui um pátio externo, uma secretaria, seis salas de aula, sendo quatro funcionando, uma sala de estudo onde funciona a brinquedoteca, sala de vídeo e TV, uma sala de leitura, sala de professores, quatro sanitários sendo dois dos alunos laboratório de informática e os sanitários além das salas de aula precisam de reformas e espaço para fazer recreação e a brinquedoteca existente conta com pouquíssimos brinquedos e os existentes estão em situação bastante precária, considerando estes elementos lúdicos de bastante importância numa instituição que atende criança de várias faixas etárias.um para menino e outro para meninas, e os outros restantes fica um na diretoria e outro na sala dos professores.

Apesar de a unidade escolar possuir sede própria ainda não consegue atender as reais necessidades dos educandos de uma unidade pública no quesito espaço físico e estrutural, pois a unidade conta com apenas um bebedouro, não tem.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

 O estágio supervisionado III foi na mesma turma de 1º ano de educação infantil que fiz o estágio II, a turma continuava a mesma não houve nenhuma desistência, estagiei no turno vespertino numa turma composta por 16 alunos, 9 são meninas e 7 são meninos na faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade. No primeiro contato que tive com a classe foi no momento que a professora regente me apresentou como estagiária, explicando a eles que eu permaneceria na sala durante três semanas e que dessa vez não iria apenas observar, mas atuar como ela, passar as atividades e ajudar na elaboração das mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com