TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PLANO DE CONTAS

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 13

Passo 1  

Plano de Contas para a empresa ‘Comercial 1.000 - Presentes e Brinquedos Ltda.’

Para auxiliar a empresa citada acima, foi criado um plano de contas. No plano de contas, é possível verificar toda a organização dos registros contábeis e para a empresa Comercial 1.000, informações detalhadas são as mais recomendadas. Um plano analítico ao invés de um sintético, poderá fazer com que a empresa observe de uma forma detalhada seus bens, direitos e obrigações, ajudando dessa forma, em uma tomada de decisão.

Segundo o PLT da disciplina, um plano de contas corresponde a um agupamento ordenado de todas as contas do balanço patrimonial, bem como contas de resultado. Abaixo, o modelo indicado para a empresa:

MODELO DE PLANO DE CONTAS - De acordo com a Lei 11.638/07

  1. ATIVO
  1. CIRCULANTE
  1. Caixa
  1. Caixa Geral
  1. Bancos Conta Movimento

            1.1.2.01 Banco Alfa

            1.1.3. Contas a Receber

            1.1.3.01 Clientes

1.1.4. Estoques

1.1.4.01 Mercadorias

1.2. NÃO CIRCULANTE

1.2.1. Investimentos

1.2.1.01. Participações Societárias

1.2.2. Imobilizado

1.2.2.01. Máquinas e Equipamentos

1.2.3 Intangível

1.2.3.01. Marcas e Patentes

  1. PASSIVO
  1. CIRCULANTE

2.1.1. Impostos e Contribuições a recolher

2.1.1.01. Simples a recolher

2.1.2. Contas a pagar

2.1.2.01. Fornecedores

2.1.2.02. Outras Contas

2.1.3. Empréstimos Bancários

2.1.3.01. Banca Alfa

2.2 NÃO CIRCULANTE

2.2.1. Empréstimos bancários

2.2.1.01. Banco Alfa

2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

2.3.1. Capital Social

2.3.2.01. Capital Social Integralizado

2.3.2. Reservas

2.3.2.01 Reservas de Capital

2.3.2.02. Reservas de Lucros

  1. RESULTADO DO EXERCÍCIO
  1. Receita Líquida

3.1.1. Receita Bruta de Vendas

3.1.1.01. Mercadorias

3.1.2. Deduções da Receita Bruta

3.1.2.01. Devoluções

3.1.3 Impostos Sobre Vendas

3.1.3.01. ICMS, ISS, PIS, Cofins

3.2 Custos

3.2.1. Custos das Mercadorias

3.2.1.01. Custos das Mercadorias Vendidas

3.3. Despesas Operacionais

3.3.1. Despesas Comerciais

3.3.1.01. Comissões de Vendas

3.3.2. Despesas Administrativas

3.3.2.01. Salários

3.3.3. Receitas Financeiras

3.3.3.01. Receitas de Aplicações Financeiras

METODOLOGIA

Para auxiliar a empresa citada acima, foi criado um plano de contas. No plano de contas, é possível verificar primeiramente as contas do Ativo, que é classificado em circulante e não circulante, sendo importante ressaltar, que as contas estão dispostas no plano pelo grau de liquidez. Nas contas do Ativo estão inseridos os bens e direitos da empresa.

Para a empresa Comercial 1.000 - Presentes e Brinquedos Ltda, foi elaborado um plano de contas com duas contas denominadas caixa, duas contas relacionadas a bancos, contas a receber, clientes, estoques e mercadorias. Se tratando das contas caixas e das contas bancos, ambas são para um melhor detalhamento, para uma melhor verificação e para um maior controle empresarial. Contas a receber são obrigações de terceiros com a empresa e estoques e mercadorias devem estar presentes afinal, a empresa trabalha com produtos, varejo.

Acima citadas as contas do ativo circulante, temos também as do ativo não circulante. É importante destacar, que assim como no balanço patrimonial, as contas são dispostas no plano para que quem olhe, tenha uma fácil interpretação dos dados, quanto mais detalhado, melhor o entendimento dos lançamentos e como está a situação da empresa.

O ativo não circulante para a empresa em destaque, é dividido em 4 grupos: realizável à longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. Segundo o site Só Contabilidade:

São registrados os direitos que serão realizados (transformados em dinheiro) após o final do exercício seguinte (longo prazo), assim como os bens de uso (veículos, máquinas, etc.) e de renda da empresa (aluguéis, imóveis para vendas, etc), ou seja, no não circulante são incluídos todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

No plano de contas da empresa de brinquedos, que é uma empresa de médio porte, foram adicionadas as seguintes contas: investimentos - participações societárias, imobilizado - máquinas e equipamentos e intangível - marcas e patentes.

Para a elaboração do plano de contas foi adicionado também as contas do passivo, que assim como o ativo, há o circulante e o não circulante. Segundo o site Portal da Contabilidade:

Grupo denominado "Passivo Circulante" são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem no exercício seguinte (prazo de 12 meses seguintes ao do balanço).

Para a empresa de brinquedos, as contas que foram adicionadas ao plano de contas fazem parte de sua realidade: impostos a recolher, salários de funcionários, duplicatas a pagar, fornecedores, empréstimos bancários, ou seja, obrigações da empresa conforme citado no parágrafo anterior.

O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas, por esse motivo, a empresa de brinquedos também possui capital social e reservas.

Por fim, se tratando do resultado do exercício, apresentam-se as despesas e receitas da empresa, ou seja, as contas de resultado. As despesas é todo gasto despendido na manutenção da atividade da empresa, já a receita, é todo valor obtido decorrente da venda dos produtos e serviços da sua atividade, resumindo, o plano de conta ajudará a empresa de brinquedos a cada vez mais ganhar espaço no mercado e ter um melhor controle empresarial e melhores tomadas de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com