TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORIA DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  15/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

MONITORIA DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS

CURSO: Ciências Contábeis

Aluna

Matrícula

CPF

  Aline Maciel Ludvig

201308292325

009.272.450-78

DATA

ATIVIDADE DE ESTUDO

14/10/2015

Estudo sobre a Classificação dos Custos, quanto ao produto, quanto ao volume de produção e sua representação gráfica.

A partir de determinado momento da história a apuração de custos foi de-senvolvida, visando atender às necessidades empresariais, onde a apuração dos resultados era feita através dos levantamentos dos estoques. Tendo um ponto de par-tida na Era Mercantilista, hoje a análise dos Custos não baseia-se somente na gestão dos estoques, havendo uma abordagem de que os custos são essenciais para que possamos apontar se determinado produto é lucrativo mediante ao seu preço de venda, havendo uma negativa como podemos abordar um possível ajuste e reduzir os custos.

CONCEITOS BÁSICO DA CONTABILIDADEDE CUSTOS

A contabilidade de custos possuí diversas terminologias que devem ser aborda-das para que possamos promover um melhor entendimento das etapas na gestão dos custos.

Gastos - Refere-se a aquisição de produto ou serviço, promovendo sacrifício financeiro para empresa. Normalmente a empresa arca com este sacrifício para a aquisição de bens e serviços.

Desembolso - Dispêndio que resultou da compra de um bem ou serviço.

Custo - Investimento que uma entidade precisar fazer para porduzir um produto ou serviço.

Despesas - Consumo de bem ou serviço que estão ligados a obtenção de receitas.

Perda - Consumo de forma involuntária, adquirir bem ou serviço sem ser revertido para obtenção de receita.

CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS

A partir daqui passamos a abordar o objetivo principal deste trabalho que visa elucidar os conceitos básicos da classificação dos custos. O tema discorre através de duas vertentes, a classificação dos custos quanto ao produto feito ou serviço prestado e também quanto ao volume de produção.

Classificação dos custos quanto ao produto divide-se em dois grupos, Custos Diretos que são aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos, não é necessário rateio para incluí-los ao produto. E também temos os custos indiretos - que são apropriados ao produto através de um sistema de rateio.

Figura 1 – Representação da apropriação dos Custos Diretos e Indiretos

[pic 1]

Classificação dos custos quanto ao volume de produção - esta outra clas-sificação também subdivide-se em dois grupos, estes são: custos fixos e variáveis. Os custos Fixos como o próprio nome já diz são fixos, não sofrem alteração caso a produção venha a aumentar ou diminuir. O exemplo mais simples deste caso é o Aluguel. O segundo grupo de classificação dos custos quanto ao volume de produção são os custos Variáveis, este tabém tem em seu nome vinculado diretamente a sua forma de apropriação que variam conforme a empresa produz mais, maior é o consumo de determinado material, quando inverso funciona da mesma forma, menos produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com