TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA SOBRE CAPITAL DE GIRO

Por:   •  12/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  1.261 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO CIENCIAS CONTABEIS

Análise do Capital Giro como mecanismos para sustentabilidade financeira da Empresa: Estudo da empresa Cimento Verde do Brasil S/A.

São Luís

2016


Paula Castro da Silva Dias

Análise do Capital Giro como mecanismos para sustentabilidade financeira da Empresa: Estudo da empresa Cimento Verde do Brasil S/A.

Projeto Monográfico apresentado a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis para conclusão do Curso.

Orientador: José Ribamar Coimbra

São Luis

2016


SUMÁRIO

1. PROBLEMATICA        04

2. OBJETIVOS        05

2.1 Objetivo Geral        05

2.2 Objetivos Específicos        05

3. JUSTIFICATIVA        06

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        07

5. REVISÃO DA LITERATURA        08

6. CRONOGRAMA        18

REFERÊNCIAS        19


1. PROBLEMATIZAÇÃO

Toda empresa almeja auferir lucros, pois este é o grande objetivo destas, contudo alguns gestores não dão o tratamento necessário quanto à gestão dos recursos financeiros, resultando em uma insolvência em suas empresas, ou seja, o não pagamento dos compromissos assumidos. Gitman (2002, pg. 12) diz que “uma empresa pode ser lucrativa e mesmo assim fracassar, devido a um insuficiente fluxo de caixa para satisfazer suas obrigações nas datas de vencimento”.

Para tanto esta presente pesquisa pretende analisar a situação financeira de curto prazo da Cimento Verde do Brasil S/A, verificando como o capital de giro contribui para a saúde financeira da empresa; utilizando-se de diversos indicadores financeiros para fundamentar nossa análise.

Chegamos assim ao problema desta pesquisa: De que forma o capital de giro influência na saúde financeira da empresa Cimento Verde do Brasil S/A ,para que esta seja sustentavel?


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar a sustentabilidade financeira da empresa baseada no capital de giro.

2.2 Objetivos Específicos

Num sentido mais restrito esta pesquisa busca alcançar os seguintes objetivos específicos:

Caracterizar aspectos relacionados ao capital de giro;

Analisar como o giro do capital pode contribuir para a liquidez da empresa;

Aplicar indicadores financeiros relevantes para analisar a saúde financeira da empresa Cimento Verde do Brasil S/A;


3. JUSTIFICATIVA

A Gestão financeira quando focada na maximização de valor, busca na administração do capital de giro um papel essencial no desempenho de uma empresa. Conforme coloca Matias (2007), é o capital de giro que permite a materialização da liquidez, lucratividade, sobrevivência e prosperidade da empresa. Corrobora com este pensamento Assaf Neto e Silva (2002), a administração do capital de giro é essencial para o sucesso da empresa. Logo é notório que a gestão do capital de giro deve ser uma das principais funções do administrador financeiro.

É preciso que evidenciemos o sentido de uma boa gestão financeira como mecanismo para manutenção de sua saúde financeira, focada na maximização eficiente da gestão do capital próprio, idealizando que este tem papel vital para uma saúde financeira.

Para tanto Gitman (2002) uma empresa pode ser lucrativa e mesmo assim fracassar, devido a um insuficiente de fluxo de caixa para satisfazer suas obrigações nas datas de vencimento. Este triste cenário se apresenta a medida que a empresa até apresenta lucro no balanço patrimonial, contudo não há recurso em caixa em tempo hábil para cumprir com suas obrigações financeiras.


4. METODOLOGIA

Para este trabalho adotamos a metodologia que consiste em pesquisar, analisar e debater as informações publicadas sobre o tema anteriormente a fim de criarmos uma linha de analise, visando fundamentar teoricamente o objeto a ser investigado com bases sólidas. Assim teremos um plano norteador do problema da pesquisa.

Fazendo-se uma profunda busca literária, selecionando-se e sintetizando-se idéias, que tenham relação com o problema analisado, buscando uma melhor compreensão das diversas ideologias deste assunto, fazendo-se as citações pertinentes.

O trabalho se organiza com uma lógica que prioriza as variáveis, não se atendo a uma organização cronológica. Almeja-se realizar uma análise criteriosa da Administração do Capital de Giro e como esta influi diretamente sobre a liquidez e a rentabilidade de uma empresa.

Será feita uma pesquisa de Campo, já que se realizará uma investigação empírica junto aos gestores, obtendo-se dados pertinentes à administração do capital de giro da empresa selecionada. Usar-se-á também o levantamento de dados, buscando informações diretamente coletadas com a empresa pesquisada. Objetivando aprofundar os fatos com riqueza de detalhes a respeito da administração do capital de giro da empresa, utilizou-se o estudo de caso.

O estudo de caso é a metodologia escolhida para esta pesquisa. O método estudo de caso é considerado um dos tipos de pesquisa qualitativa que consiste na utilização de um ou mais métodos quantitativos de recolha de informações, não seguindo uma linha rígida de investigação (Yin, 1993). Será baseado na pesquisa de campo na Cimento Verde do Brasil, obtendo característica monográfica e cunho analítico.

Serão utilizados como instrumentos para o levantamento de dados, a análise das Demonstrações Contábeis, Extratos Bancários, os quais relacionam as áreas da contabilidade à administração.

Segundo Vergara (2007, p.49) “Estudo de caso é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo do seu universo, para examinar aspectos variados de sua vida”.

Desta forma para execução das atividades da pesquisa foi necessário delimitar o universo e a amostra a serem utilizados. O universo da pesquisa foi a Cimento Verde do Brasil, os controles internos focados na gestão financeira. Já a amostra limita-se aos dados colhidos no período delimitado para realização da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (420.7 Kb)   docx (271.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com