TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira Passo

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Os Conceitos Fundamentais Da Matemática Financeira - Regime De Capitalização Simples E Composta.

  1. Capitalização Simples

Os juros são calculados sobre o valor inicial, e não ocorre nenhuma mudança da base de cálculo no decorrer do período de cálculo dos juros. Nos juros simples, a base de cálculo sempre será o Valor Atual ou Valor Presente, enquanto no desconto bancário, a base de cálculo será o valor nominal do título. A capitalização simples representa, uma equação aritmética, o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta, então, não importa, se os juros vão ser pagos periodicamente ou no final do período total.

  1. Juros Simples

 Os juros de cada período vão ser calculados sobre o capital inicial aplicado. Os juros obtidos durante o período não são adicionados ao capital e não geram novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e assim não rendem juros. Somente o capital inicial é que rende juros.

  1. Capitalização Composta

Os juros que foram produzidos num período serão acrescentados no valor que foi aplicado, e no período seguinte também produzirão juros, fazendo com que assim gerem juros sobre juros. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, na qual o capital cresce de forma geométrica. O intervalo que ocorre depois que os juros serão acrescidos ao capital é chamado de período de capitalização, então, se a capitalização for mensal, cada mês os juros são incorporados ao capital para criar uma nova base de cálculo do período seguinte. É fundamental, que em regime de capitalização composta seja utilizada a chamada taxa equivalente, sempre a taxa deve estar expressa para o período de capitalização. Na economia inflacionária ou na economia de juros elevados, se recomenda a aplicação de capitalização composta, pois a aplicação de capitalização simples poderá produzir distorções significativas principalmente nas aplicações de médio e longo prazo, e em economia com altos índices de inflação cria distorções mesmo em aplicações de curto prazo.

  1. Juros Compostos

É o mais utilizado no sistema financeiro, também e o mais comum que e usado para se calcular problemas nos nossos dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são acrescentados no capital principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Ele é conhecido por cálculo exponencial de juros.

Utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros na área de Administração

Ela é uma grande e importante fermenta programável que é utilizada na realização de cálculos financeiros, a HP-12C, está à disposição de todos aqueles interessados que estejam querendo agregar valores aos seus conhecimentos. A Matemática Financeira tem seu uso dentro das empresas, em várias áreas e graças à velocidade com que a informação circula entre as pessoas, ela e uma ferramenta indispensável nas empresas, assim como todos aqueles que querem entender o dia-a-dia no setor comercial. A HP 12C mostra de uma maneira clara e simples, como ter o melhor proveito dessa ferramenta, como entender os conceitos básicos da matemática financeira na resolução de problemas do dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com