TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira: A capitalização

Artigo: Matemática financeira: A capitalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Matemática financeira etapa 1- passo 1

A capitalização é um processo de aplicação de uma taxa de juros sobre um capital resultando em juros e como consequência de um montante, um bom exemplo de capitalização é o juros simples que está ligado com os períodos de capitalização menor que um. Por exemplo a taxa de juros do cheque especial que será cobrado dentro de um mês, entre outros. O juros simples é um regime de capitalização de juros onde a taxa de juros incide somente sobre o capital.

A capitalização de juros compostos está relacionada aos períodos de capitalização maior que um. Por exemplo o financiamento de imóveis, veículos, remuneração de aplicações capitalizadas mensalmente entre outros. A capitalização está ligada tanto na sua vida pessoal como profissional; na sua vida pessoal podemos citar a capitalização na administração de seu dinheiro mensal, como efetuar pagamento de contas (imóveis e eletrodomésticos) e outras contas que acrescem juros. Na sua vida profissional fazer a administração capital da entidade, orçamentos, custos, macroeconomias, etc.

A capitalização composta é o regime de capitalização de juros onde a taxa de juros incide sobre o capital, ela é efetuada de modo que ao decorrer dos períodos ( meses) seja cobrado juros sobre juros e taxa sobre taxa, um exemplo seria o cheque especial, pois dentro de um mês é remunerado ao banco em juros simples, mas se o prazo para o pagamento de cheque especial expirar passar de 4 meses será cobrado juros, encargos ( taxas e tarifas) permitindo que a negociação desta linha de crédito se transforme em um regime de capitalização composta.

O fluxo de caixa mais conhecido no termo inglês cash flow é o registro das movimentações financeiras realizadas ao longo prazo o fluxo de caixa pode ser apresentado em forma de tabela ou gráfico focando as entradas e saídas financeiras de uma entidade. O principal objetivo deste instrumento é fornecer informações úteis para a tomada de decisões a partir de uma visão futura dos capitais que integram suas contas.

HP 12 C – atualmente os cálculos financeiros são usados cada vez mais como ferramenta de tomada de decisões e planejamentos futuros. Por isso, é de extrema importância a calculadora hp12c, é uma calculadora de memórias que possibilita cálculos avançados podendo assim gravar suas fórmulas, ela também pode ser utilizada para cálculos simples sem ativar suas funções avançadas ( f e g). Todos os administradores devem estar cientes e serem conhecedores do seu uso, pois tornará sua vida mais simples, prática e ágil nos seus afazeres diários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com