TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados de Capitais

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]Anhanguera Educacional – FAC IV Ciências Contábeis 8° Semestre

Disciplina:  Instituições Financeiras e Mercados de Capitais        Prof°: Maurício

Alunas:

ATPS

 

 Instituições Financeiras e Mercados de Capitais

Campinas

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o conhecimento dos conceitos de política econômica, monetária, fiscal, externa e de rendas.
Serão feitos comparativos entre governos anteriores, sua economia, taxa de desemprego, inflação, taxa de juros e outras.

A Política de Administração Pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
O Estado exerce sua atividade através de uma série de medidas conhecidas como políticas econômicas, o seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico, garantir empregos, equilibrar o volume financeiro com o exterior, a estabilidade dos preços, o controle da inflação, promover a distribuição das riquezas e das rendas. A política monetária é o controle da oferta da moeda e das taxas de juros, o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.
Este trabalho nos dará os conceitos de economia e finanças, voltados para a política econômica e monetária.

ETAPA 1°

Passo 1 -

Preencha as principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Pense na evolução dessas políticas e no modo como elas afetaram o mercado econômico do Brasil.

Lula

FHC

Economia

Situação econômica um pouco mais confortável e promissora que o governo do FHC.

 

Analfabetismo

Ainda é um problema, 9,7% da população com 15 anos ou mais de idade são analfabetos

Problema serio do Brasil, o indice de analfabetismo já era alto.

Renda

Em 2009 a renda média chegou em R$ 1.106,00

Em 1996 a renda média chegou em R$ 1.144, sem considerar as regiões rurais da região Norte

Rendimento do trabalhador

No 1° mandato do Lula o rendimento ainda estava em queda

No ultimo mandato do FHC houve queda do rendimento do trabalhador

Passo 2 –

A política fiscal brasileira: limites e entraves ao crescimento. Desenvolva um resumo de, no máximo, uma página a respeito dos conceitos e das observações mais importantes feitas pelo grupo.

A política fiscal ocupa papel central na avaliação da política econômica recente e várias vezes clamam por ajustes considerados necessários à retomada do crescimento. O debate focado na política fiscal é complexo porque esconde várias agendas de difícil conciliação.

É preciso reconhecer, inicialmente, que a agenda fiscal não é única, variando no tempo segundo o papel que ocupa no regime de política econômica e na estratégia de desenvolvimento. Além disso, as agendas se sobrepõem e são implementadas de forma simultânea, provocando movimentos ambivalentes, decorrentes da obrigação de contemplar objetivos e interesses diferenciados. A dificuldade em superar os conflitos acaba exigindo a definição, a cada momento, de certa combinação das diferentes agendas, alterando a ênfase a ser dada a cada uma delas de acordo com a necessidade da política econômica e dos interesses em comum.

O aumento da carga tributária pouco fez no sentido de atenuar o caráter regressivo do sistema tributário brasileiro. A tributação sobre rendas e ganhos e sobre o patrimônio passou de 5,69% em 1995 para 8,08% do PIB em 2005; o que corresponde, em termos de peso relativo, a um pequeno aumento de 19,11% para 21,6% do valor da carga tributária. Os encargos sobre o patrimônio cresceram no período – de 0,95% do PIB em 1995 para 1,17% em 2005 – mas continuam respondendo por pequena parcela (3,2%) da carga tributária. A tributação sobre os salários também cresceu na última década – de 7,99% em 1995 para 9,08% do PIB em 2005 – mas, atualmente, respondem por uma parcela menor (24,29% contra 26,85% em 1995) do total da carga tributária.

A política econômica do Governo Lula seguiu o receituário convencional e buscou ampliar o esforço fiscal com o objetivo de evitar que os movimentos das taxas de câmbio e de juros do segundo governo Fernando Henrique Cardoso colocassem em risco o resultado das contas públicas. O aumento do superávit primário e o bom comportamento da economia internacional a partir de 2003 ajudaram a conter a taxa de câmbio e os preços internos e afastar os sinais de dominância fiscal. Porém, o avanço obtido mostrou-se aquém do que poderia se esperar. A economia brasileira manteve os sintomas típicos de países emergentes sem moeda conversível e presa aos ciclos de crédito e aos choques de preços internacionais, com o agravante de crescer pouco em relação a esses países. A alta dos preços das comodities repercutiu sobre os índices de preços no mercado interno e provocou novo movimento de aceleração das taxas de juros a partir de fins de 2004, afetando as contas públicas em 2005 e 2006.

O movimento não se distribui de forma igual entre os três poderes. O Executivo perdeu participação no valor anual da despesa de pessoal entre 1996 (83,7%) e 2006 (78,7%), em todos os segmentos da área civil, com exceção do Ministério Público da União; enquanto os militares mantiveram peso relativamente constante. A queda do Executivo foi compensada pela expansão do Legislativo de 3,5% para 4,7% e, sobretudo, do Judiciário de 7,8% para

14,2%. O crescimento dessas despesas em termos reais concentrou-se no Judiciário, com expansão de 148% entre 1996 e 2006, e no Legislativo (81%), enquanto o Executivo apresentou índice bem inferior (23%) graças à queda dos gastos nas empresas públicas e a estabilidade mantida nas autarquias e fundações. O quadro é semelhante quando se olha o número de funcionários públicos. O Executivo apresenta crescimento (5,0%) inferior ao total de servidores da União (5,9%) entre 1998 e 2005, em razão das reduções observadas nas autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista. Por outro lado, o Legislativo (40,2%) e o Judiciário (14%) são as áreas de maior expansão nos últimos anos, isto é, há um comportamento desigual, com o Executivo arcando com o ônus maior do ajuste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (413 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com