TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de avaliação baseado em opções reais

Por:   •  26/9/2023  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo de avaliação baseado em opções reais 

Para determinar a viabilidade e a prioridade de investimentos potenciais é um ponto crítico na tomada de decisões gerenciais, as quais são tomadas em ambientes incertos.

O maior problema de investimento sob incerteza pode ser visto como um problema de maximização de riqueza sujeito a uma ou mais incertezas. Assim, é necessário um método de otimização sob incerteza. Os dois métodos mais usados são os métodos dos ativos contingentes, Contigent Claims, e o da programação dinâmica.

Do mesmo modo que uma opção financeira, uma opção real pode ser avaliada usando técnicas de análise de ativos contingentes. Se os investidores forem considerados neutros ao risco, então o valor da opção pode ser obtido montando-se uma carteira dinâmica, neutra ao risco. Utilizando ferramentas de cálculo estocástico, obtém-se uma equação diferencial parcial que pode ser resolvida analiticamente ou através de métodos numéricos. Este método é muito limitado pois à medida que as incertezas sobre as variáveis subjacentes tornam-se mais complexas, o processo de avaliação pode tornar-se oneroso computacionalmente ou intratável algebricamente.

Técnicas de simulação, como Monte Carlo e Programação Dinâmica Estocástica, podem ser utilizadas para a avaliação de opções. Simulação Monte

Carlo inicialmente foi utilizada para avaliação de opções européias, devido à

característica forward que esses títulos derivativos apresentam. Já a Programação Dinâmica Estocástica é utilizada para avaliar opções americanas, uma vez que as mesmas devem ser avaliadas com um algoritmo backward. A combinação da simulação Monte Carlo e a Programação Dinâmica Estocástica permite desenvolver métodos para avaliação de opções americanas.

 

Referência: 

DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos – Ferramentas e técnicas para a determinação do valor de qualquer ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com