TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de avaliação de estoque

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.573 Palavras (15 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 15

MATERIAL DIDÁTICO 05 - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES, APURAÇÃO DO CUSTO E LANÇAMENTOS CONTÁBEIS[1]

        

5.1 CONCEITUAÇÃO DE ESTOQUES

Os estoques representam valores expressivos na composição do Patrimônio das empresas, especialmente naquelas cujo objeto seja a comercialização ou produção de produtos. Os critérios adotados para avaliá-los são de extrema importância para a formação do resultado do exercício da empresa.

        Englobam todos os bens produzidos ou utilizados na produção de seus produtos e as mercadorias adquiridas, cujo objetivo, seja a venda ou o consumo próprio no desenvolvimento das atividades da empresa.

Estoques no:

  • Comércio – mercadorias de revenda (sem sofrer processo de transformação) e Material de expediente.
  • Indústria – Matéria prima, produtos em fase de fabricação, produto pronto, materiais             auxiliares.

[pic 1]

5.2 INVENTÁRIOS

        Consiste no processo de verificação da existência física dos estoques na empresa, nos quais se incluem as mercadorias para revenda, os produtos industrializados, o estoque de matéria prima, materiais auxiliares, materiais de consumo. Além desses o inventário pode também consistir na verificação de outros bens como do imobilizado, ou até mesmo dos direitos de Contas a Receber ou a Pagar, bem como outros que se julguem necessários ou convenientes.

[pic 2]

        

O inventário é registrado em livro próprio, denominado Livro Registro de Inventário.         

São obrigadas a escriturar o livro registro de inventário as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real. Esse livro destina-se ao arrolamento das mercadorias, dos produtos manufaturados (produzidos), das matérias primas, dos produtos em fase de fabricação e dos bens em almoxarifado existentes na data do balanço patrimonial levantado ao fim de cada período de apuração do lucro real, conforme dispõem os arts. 260, I, e 261 do RIR/99.

        Assim, as empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a registrar no livro registro de inventário os estoques existentes ao final de cada trimestre (31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro), se apurarem o lucro real trimestral, ou em 31 de dezembro, caso tenham optado pelo pagamento mensal do Imposto de Renda por estimativa ou suspensão nos termos dos arts. 220 e 21 do RIR/99. Todavia, se optarem pelo pagamento mensal do Imposto de Renda por estimativa, ou devido à suspensão, as empresas devem levantar balancetes, incluí-los no livro diário e avaliar os estoques existentes mensalmente, estando, porém, dispensadas da escrituração do livro registro de inventário mensal.

        As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido e as optantes pelo Simples também estão obrigadas a registrar no livro diário os estoques existentes em 31 de dezembro de cada ano-calendário, conforme dispõem o art. 190, parágrafo único, II e o art. 527, II, do RIR/99.

        O inventário dos estoques é composto dos seguintes elementos:

  • Descrição do material;
  • Tipo de unidade do material;
  • Quantidade do material existente;
  • Preço unitário do material para fins do inventário;
  • Valor parcial do material;
  • Valor total do material.

Inventário realizado em 31.12.2005

Descrição

Unid.

Quant.

Preço Unit.

Valor parcial

Valor total

Mercadorias de revenda

Camisetas brancas c/manga Fênix

1.000

5,00

5.000,00

Camisetas coloridas sem manga Fênix

500

10,00

5.000,00

Camisetas coloridas sem manga Fênix

100

10,50

1.050,00

6.050,00

Tecido de cortinado branco

M

50

8,50

425,00

Total geral

11.475,00

        Conclui-se que a realização do Inventário dos estoques é uma exigência legal, sendo que deve ser elaborado pelo menos uma vez por ano, no encerramento do exercício social, e registrado em livro próprio. Além disso, é importante salientar que o inventário de estoques tem duas finalidades principais: controle do material existente na empresa e apuração do custo dos produtos ou mercadorias vendidos no exercício. A forma de efetuar o Inventário depende de como a empresa controla e valoriza os seus estoques durante o exercício.

        


        

5.3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES (ATRIBUIÇÃO DE PREÇO)

Os bens pertencentes aos estoques deverão ser avaliados de acordo com os procedimentos estabelecidos na Lei das Sociedades por Ações, a qual dispõe no inciso II do art. 183:

[pic 3]

Sendo assim, a Lei das S.A. consagra a regra “custo ou mercado, dos dois o menor” para avaliação do Estoque Final. Normalmente, em nossa realidade o valor de mercado é superior, preponderando dessa forma o valor do custo para avaliação.

5.3.1 Avaliação pelo valor de custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (354.2 Kb)   docx (770.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com