TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES AUTORIAIS

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

LILIAN VANESSA MARQUES CASTANHA

RA

1575168585

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Evolução histórica do Seguro no Brasil

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Gerson Pires

Anhanguera Educacional

2015

1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SEGURO NO BRASIL

Em 1808 se deu o início da atividade seguradora no Brasil com a abertura dos portos ao comércio internacional. Em 24 de fevereiro do mesmo ano a primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ", que tinha por objetivo operar no seguro marítimo. (SUSEP)

Até ano de 1850 a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. Somente após esse período com a promulgação do "Código Comercial Brasileiro" (Lei n° 556, de 25 de junho de 1850) é que o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos. (SUSEP)

Foi de fundamental importância o advento do "Código Comercial Brasileiro" para o desenvolvimento do seguro no Brasil, foi ele que incentivou o aparecimento de várias seguradoras, que começaram a operar não só com o seguro marítimo, já previsto na legislação, mas, também, com o seguro terrestre. O seguro de vida era proibido por motivos religiosos e o mesmo foi autorizado em 1855, sob o fundamento de que o Código Comercial só proibia o seguro de vida caso fosse feito com o seguro marítimo. Por volta de 1862 o setor de seguros começou a expandir no Brasil o que atraíram várias empresas de seguros estrangeiras as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. (SUSEP)

No final do século XIX, o mercado de seguros no Brasil já havia alcançado um ótimo desenvolvimento. Em primeiro lugar, concorreram o Código Comercial, estabelecendo as regras necessárias sobre seguros marítimos, aplicadas também para os seguros terrestres e, em segundo lugar, a instalação no Brasil de seguradoras estrangeiras, com vasta experiência em seguros terrestres. (SUSEP)

 

2. SEGURO: DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS

De acordo com o glossário da Susep, seguro é um contrato mediante o qual uma pessoa denominada Segurador, se obriga, mediante o recebimento de um prêmio, a indenizar outra pessoa, denominada Segurado, do prejuízo resultante de riscos futuros, previstos no contrato. (Circular SUSEP 354/07).

Conforme descrito no site da Orlando Seguros Corretora de Seguros, dá se o nome de seguro a todo contrato pelo qual duas partes (segurador) se a obriga a indenizar a outra (segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um prêmio de seguro. (ORLANDO SEGUROS)

O seguro possui 3 características básicas, é intrínseco ao seguro ter isso. São essas características que determinam a necessidade de um seguro, de onde surge o seguro e não tem tanto a ver com a funcionalidade e nem com as partes integrantes dele. (JAEN, 2013)

Previdência: Esta característica corresponde a idéia das pessoas se prevenirem contra os danos e perdas futuras de algo que aconteça com si próprio ou com seus bens e propriedades.

 Incerteza: Como o próprio nome diz, essa característica significa dúvida, se algo irá acontecer e quando vai acontecer o risco para qual se busca a proteção do seguro. Ressaltando, que quando se trata de seguro de vida a única dúvida é em relação a época (quando irá acontecer).

Mutualismo: É um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo de se prevenir de algo que possa acontecer, e juntos suportem o dano causado, o que individualmente seria muito mais difícil. É a idéia de que “a união faz a força”. Esse grupo de pessoas formam um “massa econômica”, e quando acontecer um dano com alguém, esse alguém pega o dinheiro para se “reerguer”. Essa é uma idéia de seguros de carros, por exemplo. (JAEN, 2013)

3. SEGURO DE AUTOMÓVEL: DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS

O seguro de automóvel tem o intuito de garantir ao segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, o pagamento da indenização em caso de perda total de seu veículo que pode ser por: colisão, incêndio, roubo ou o conserto de seu carro mediante ao pagamento da franquia que já é informada no ato da contratação do seguro. (GOMES, 2004).

Segue abaixo algumas características específicas do seguro de automóvel:

- Este Seguro tem como finalidade resguardar o Segurado contra indenizações à Terceiros e reposição do seu próprio bem;

- Os valores dos veículos a serem indenizados em casos de perda total por colisão ou roubo tem como base a Tabela Fipe www.fipe.com.br , podendo a critério do Segurado na hora da contratação escolher percentuais superiores ou inferiores à tabela;

- É caracterizada a Perda Total quando o valor de recuperação do automóvel for igual ou superior a 75% do valor publicado na Tabela Fipe;

- Franquia é a participação obrigatória do Segurado em sinistros parciais do seu próprio veículo, sendo que em indenizações integrais (PT) não existe cobrança de franquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com