TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções das Atividades Autorais

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

Arthur Henrique Silvério Serafim dos Santos

RA

6817452852

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Vinícius Prado de Carvalho Negreiros.

Anhanguera Educacional

2016

Evolução histórica do Seguro no Brasil

 Desde a Pré-História, o homem já se preocupava com sua estabilidade, as constantes variações climáticas e os perigos da vida trouxeram consigo, a necessidade da organização de grupos para representar mais força e garantir o sustento e a segurança. Com isso, o seguro surgiu, visando cobrir a necessidade do homem de controlar os riscos. Com o tempo, a evolução das atividades financeiras trouxe a necessidade de proteção também contra os comércios. Assim surgira o seguro.

 O primeiro contrato de seguro foi escrito em Gênova, em meados do século XIV, onde apresentava cláusulas que isentavam os segurados de pagarem as indenizações. As apólices tornaram-se comuns até o fim do século, tendo como as primeiras apólices, datadas em 11/07/1385 e 10/07/1397, ambas na Itália.

 Com a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, iniciou-se um processo de desenvolvimento, já que houvera o crescimento do status de colônia para um Reino, com isso abriram-se os portos para o comércio internacional, houve a criação do Banco de Brasil e aberturas de fábricas locais. No mesmo ano surgiu a primeira seguradora do país, a Companhia de Seguros Boa Fé, porém as atividades da seguradora, ainda eram reguladas pelas leis portuguesas.

 Com a publicação do Código Comercial Brasileiro, o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos, estabelecendo regras entre as partes contratantes. Com relação aos seguros terrestres, eram operados pela Argos Fluminense.

 Somente em 1916, foi elaborado o Código Civil para regulamentar os seguros terrestres. O Código Comercial Brasileiro incentivava o aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar também, com o seguro terrestre, e até a exploração do seguro de vida, que era proibido, foi autorizado em 1855, sob o fundamento de que o Código Comercial só proibia o seguro de vida quando feito juntamente com o seguro marítimo.

 Com a expansão do setor, as empresas estrangeiras se interessaram pelo mercado brasileiro, surgindo em 1862, as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior, no total 32 seguradoras, o que tornou possível uma grande expansão mundial no setor de seguradoras.

 A essa altura, o mercado segurador brasileiro já havia alcançado um desenvolvimento satisfatório. Em 1932, foi criado o primeiro sindicato dos corretores de seguros e no ano decorrente o primeiro sindicato das seguradoras, no Rio de Janeiro.

 Ainda no Rio de Janeiro, foi fundada em 1951 a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização e em 1971, foi criada a Fundação Escola Nacional de Seguros, órgão responsável pela instruição do mercado de seguros através do compartilhamento de conhecimento e da capacitação de profissionais, formando e habilitando corretores de seguros.

Seguro: definição e características gerais

Palavra provinda do latim securus, exprime o sentido de livre e isento de perigos, posto a salvo, garantido. Seguro caracteriza-se por uma operação de forma jurídica por meio de um contrato, em que uma das partes se obriga com a outra, mediante o recebimento de uma importância estipulada, a compensá-la por um prejuízo, resultante de um evento futuro, possível e incerto.

 O seguro é um contrato aleatório, oneroso, bilateral, consensual e pode ser de adesão ou não;

 - São aleatórios, devido ao elemento risco, pois dependerá sempre de fato eventual. 
- São onerosos, já que cada uma das partes envolvidas buscam vantagem patrimonial, a seguradora com o valor a ser pago pelo segurado, e o segurado com a garantia que lhe é proposta pela seguradora, trazendo benefício mútuo. 
- São bilaterais pois exigem a manifestação da vontade de ambas as partes, que possuem seus deveres e direitos, logo há uma relação de reciprocidade. 
- São consensuais, pois necessitam do consentimento das partes, não sendo necessário nenhuma outra solenidade.

 - Se o contrato não for de adesão, as normas do contrato não devem ser interpretadas nem por analogia nem por extensão.

 - No caso de ser um contrato de adesão (contrato proposto pela seguradora, com cláusulas que não são discutidas, bastando o contratante aceitar ou não), as normas devem ser interpretadas em favor do segurado nos casos de dúvida.

Seguro de Automóvel: definição e características específicas

 A contratação de um seguro para automóvel no Brasil funciona com uma base de critérios estatísticos. Há alguns anos, apenas tipo e preço do modelo importavam na hora de chegar ao valor da apólice, hoje cada detalhe da vida particular do cliente interfere na cotação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com