TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CAMPUS DO PANTANAL - CPAN

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

LUCIANA MARIA LOPES PIASSA

CORUMBÁ-MS

2020

Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é a demonstração financeira, contábil e econômica, através dos registros de todas as movimentações (fatos contábeis) de uma entidade, assim, é informado toda a situação patrimonial, ou seja, bens, direitos e obrigações de um determinado período. Conforme Ribeiro (2001, pg.229): “O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que evidencia, resumidamente, o Patrimônio da entidade, quantitativa e qualitativamente”.

Por isso, o Balanço Patrimonial (BP) se torna essencial para que os proprietários tomem decisões a respeito das finanças de sua empresa, possibilite entender as fontes dos recursos, acompanhar os investimentos e planejamentos financeiros, além de prever a ação futura da empresa.

O BP é dividido em dois grandes grupos Ativo (Bens e Direitos) e Passivo ou Exigível (Obrigações), sendo que, dentro do Passivo, temos ainda o Patrimônio Líquido. A soma do total de todos os Ativos deve ser igual ao total de todas contas de Passivo, assim gerando um equilibro financeiro na empresa.

[pic 2]

Marion (2005) comenta que o Ativo são os bens e direitos que possam ser mensuráveis monetariamente, e que possam representar benefícios presentes ou futuros. Enquanto no Passivo são as obrigações que serão exigidas por terceiros, complementadas pelos recursos investidos pelos donos deste patrimônio, ou acumulados pelo processo de gestão deste patrimônio, sendo estes recursos denominados de Patrimônio Líquido.

Os Bens, são definidos como qualquer coisa que possua valor econômico (preço) e que são de posse da empresa, satisfazendo alguma necessidade dela. Eles são classificados em Tangíveis (que seja físico, Exemplo: Automóvel) e Intangíveis (que são os bens abstratos, ou imateriais, Exemplo: Marcas e Patentes).

Os Direitos são os recursos que estão em posse de terceiros mas que tem previsão para receber. Exemplo: Duplicatas a Receber.

Já as Obrigações, são o inverso dos Direitos, são recursos que estão em posse da empresa, mas tem previsão para pagamento de terceiros. Exemplo: Duplicatas a Pagar.

[pic 3]

Os Ativos são divididos em dois subgrupos de contas: Ativos Circulantes e Ativos Não Circulantes.

Os Ativos Circulantes são os bens e direitos que a empresa possui e consegue realizar em um período inferior a um ano (até 365 dias). Exemplos:

  • Caixa;
  • Duplicatas a Receber;
  • Estoques;
  • Entre outros.

Os Ativos Não Circulantes, ou, Ativo Realizável a Longo Prazo são os bens e direitos que serão realizados em prazo superior a um ano (mais de 365 dias). Exemplos:

  • Moveis e Utensílios;
  • Obra de Arte;
  • Imobilizados;
  • Entre Outros.

Assim como os Ativos, os Passivos também são divididos em dois subgrupos de contas: Passivos Circulantes e Passivos Não Circulantes.

Os Passivos Circulantes são as obrigações que a empresa possui e consegue realizar em um período inferior a um ano (até 365 dias). Exemplos:

  • Contas a Pagar;
  • Fornecedores;
  • Impostos;
  • Entre Outros.

Os Passivos Não Circulantes, ou, Passivo Exigível a Longo Prazo são as obrigações que serão realizadas em prazo superior a um ano (mais de 365 dias). Exemplos:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Adiantamento de Acionistas;
  • Entre Outros.

Patrimônio Líquido é o registro do valor que os proprietários tem aplicado no negócio, ou seja, o seu capital próprio, além dos recursos diretamente investidos pelos sócios. Exemplos:

  • Ações Preferenciais (Sócios);
  • Ações Ordinárias (Proprietários);
  • Capital Social;
  • Entre Outros.

[pic 4]

De acordo com Oliveira (2017), o que antecede a elaboração do Balanço Patrimonial são os registros dos fatos contábeis em partidas dobradas. As partidas dobradas garantem o equilíbrio entre os Ativos e Passivos, já que para que ocorra o registro é necessário realizar um débito (aplicação de recursos) e um crédito (origem de recursos).

[pic 5]

Demonstração de Resultado do Exercício

Demonstração de Resultado do Exercício ou Demonstrativo do Resultado do Exercícios ou DRE, como é conhecida, é um relatório contábil de uma empresa referente a um determinado período de tempo, apurando através das Receitas, Custos e Despesas se no final do exercício houve lucro ou prejuízo. Devem estar discriminados na DRE os Indicadores de Receitas, Despesas, Investimentos, Cursos e Provisões Apurados.

Para Marion (2009): “DRE é um demonstrativo contábil que gera informações relevantes através do confronto de despesas e receitas para a tomada de decisão, tendo como uma das principais funções confrontar todas as despesas realizadas, assim como as receitas que foram recebidas pela empresa no ano em questão. Sendo assim, se tornando uma forma de especificar todas as operações uma a uma, dentro dos grupos de contas patrimoniais a que pertencem.

A DRE é estruturada da seguinte forma:

[pic 6]

(+) Receita de Vendas ou Faturamento: É toda a receita gerada pela venda de produtos, mercadorias ou prestação de serviço.

(-) Deduções e Impostos: representa os descontos oferecidos e abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda.

(=) Receita Líquida: Resultado da Receita de Vendas menos as Deduções.

(-) Custo Variável: São os gastos relativos à fabricação de um produto, compra de uma mercadoria ou preparação de um serviço. CPV (Custo de produtos vendidos), CMV (Custos de mercadorias vendidas) e CSP (Custo dos Serviços Prestados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (296.2 Kb)   docx (204.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com