TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Projeto de pesquisa: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera de Osasco como exigência parcial para a aprovação na Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente sob a orientação do Tutor Prof°. Ms. Luciano Roberto de C. Munari.

Osasco

2014

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

2. O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE 6

2.1 Socioeconômica 6

2.2 Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento 6

2.3 Fortalecimentos do papel dos grupos principais 6

2.4 Meios de execução 7

COSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

RESUMO

1. Introdução: explicite aqui os objetivos da proposta de Agenda 21 pessoal que você elaborou.

2. Desenvolvimento: redija o seu relatório, considerando as reflexões e respostas que você elaborou nos Passos 1, 2 e 3.

3. Considerações: aponte os principais pontos analisados durante o desenvolvimento do relatório.

4. Referências Bibliográficas: apresente, de acordo com as normas da ABNT, as fontes de pesquisa utilizadas para a realização da atividade.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentado consiste na elaboração monográfica da aula Ambiental. Abordaremos os principais papeis da sustentabilidade socioeconômica, conservações e gestão dos recursos para o desenvolvimento sustentável, fortalecimento do papel dos principais grupos organizacional e por fim meios de execução.

O texto da Agenda 21 contém os seguintes conceitos – chaves, os quais apresentam os fundamentos do desenvolvimento sustentável: cooperação e parceria, educação e desenvolvimento individual, informação, planejamento, e desenvolvimento da capacidade institucional (SILVA, 2012, P.02).

2. O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

2.1 Socioeconômica

Gonçalves RS (2013, p. 01), descreve que a sustentabilidade é diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, usando recursos naturais de forma que não agrida o meio ambiente.

Uma das ações da agenda 21 ao meio ambiente é o desenvolvimento sustentável para ter um crescimento econômico necessário para garantir a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social ( GONÇALVES RS,2013, P.09).

Assim como a preservação as áreas não destinadas à exploração econômica e desenvolvimento sustentável nas indústrias, para diminuir o desperdício de matéria – prima e o desenvolvimento de produtos de baixo consumo de energia.

2.2 Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento

A agenda 21 tem como foco a conservação ecológica, social, e econômica. Alguns dos recursos a ser promovido para gerar o desenvolvimento seriam; a preservação da biodiversidade (“ Bio” significa “vida” e diversidade significa “variedade” uso adquirido entre biólogos, ambientalistas, lideres políticos ecidadãos) e dos ecossistemas( conjunto de características físicas, químicas e biólogas que influenciam a existência da espécie animal e vegetal), e também a preservação de recursos como diminuição no consumo de energia, estratégia de desenvolvimento sustentável pelas organizações e consumo racional de água e alimentos.

2.3 Fortalecimentos do papel dos grupos principais

Segundo (2014, p. 03), as principais organizações para fortalecimento da sustentabilidade são:

Fortalecimento do papel das organizações não governamentais; parceiros para um desenvolvimento sustentável, organizações internacionais financeiros, e autoridades locais em apoio à agenda 21;

Fortalecimento do papel dos agricultores;

Fortalecimento do papel dos principais grupos sociais;

Fortalecimento do papel dos trabalhadores e sindicatos;

Fortalecimento do papel das Indústrias e dos negócios;

A comunidade cientifica e tecnológica;

Iniciativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com