TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC-00

O primeiro e talvez o maior objetivo dos relatórios contábeis é a de fornecer as informações contábeis e financeiras com relatórios úteis de tal entidade, sendo que os principais usuários desses relatórios são os investidores e credores que obviamente fornecem o capital para essas entidades e também as entidades governamentais e fiscalizadoras. Esses relatórios disponibilizam as informações acerca da posição patrimonial e financeira da entidade, proporcionando a esses usuários (neste caso, os investidores e credores) a tomada de decisão a respeito do próprio investimento delas, ou seja, avaliam os riscos para se oferecer o capital deste investimento, a capacidade da entidade de gerar o fluxo de caixa para se ter o valor agregado para essa sociedade. Especificando mais detalhadamente esses relatórios são baseados em: balanço patrimonial, demonstração de fluxo de caixa, demonstração de resultado e a demonstração de mutação do patrimônio líquido. Porém, esses relatórios não são direcionados somente para esse "público" externo. É claro que elas são passadas de forma primária para eles. Isso não quer dizer que o usuário interno da entidade não faça uso desses relatórios para que também possa tomar as decisões corretas.

Os relatórios podem possuir algumas limitações. Eles não são elaborados para se chegar ao valor de venda de uma entidade, pois os princípios contábeis se baseiam no custo histórico para assim saber se essa entidade pode gerar valor ou não. Eles também baseados em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições exatas. Existem diversas situações onde se é modificado o critério pode-se alterar todo este relatório contábil. Por exemplo: a depreciação é um caso de julgamento. O teste de recuperabilidade dos ativos pode ser um valor estimado, possui julgamentos e também é um modelo

As características qualitativas da informação contábil são baseadas em duas informações: A de relevância e de Materialidade, tendo que ser útil para resultados futuros, como por exemplo fazer projeções para os ativos futuros da entidade. Serve também como base de comparação com contas passadas, podendo confrontar esses dados para obter as projeções. E também as representações fidedignas que não podem fugir a norma contábil.

É preciso também informações contábeis comparadas entre o período. Se algo foi alterado em relação aos métodos da entidade é preciso refazer todo o passado para que seja possível compará-los. Outro ponto importante é que as informações precisam ser verificadas, onde os critérios precisam ser os mesmos para os métodos designados. A tempestividade também faz parte, pois ao longo do tempo perde-se as utilidades das informações contábeis. E por fim a compreensibilidade, as informações precisa ser compreensível para quem for utilizá-las.

No ultimo capítulo, é explicado os elementos do balanço e elementos da demonstração de resultado. Em relação ao balanço, é demonstrado a definição dos elementos presentes nele, o ativo, sendo ele um recurso controlado pela entidade esperando benefícios para a mesma. O passivo, que são as obrigações da entidade. E o patrimônio líquido que é o interesse residual nos ativos da entidade. É preciso ter um reconhecimento dos elementos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com