TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de consumo

Por:   •  9/5/2018  •  Dissertação  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de consumo está diretamente ligado à economia. Consumir é comprar, despender de uma parcela econômica de capital para adquirir alguma coisa. Ele corresponde às despesas suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, eletrodoméstico, serviços médicos, etc.)  como forma de satisfazerem necessidades. E isso faz girar a economia. Quanto mais se consome mais renda há. Mais o dinheiro circula, criando empregos e renda. Com isso observamos também a importância do consumo a nível macroeconômico correspondendo à maior parte da parcela da despena nacional de uma economia.

O consumo privado, ou seja, os gatos das famílias da família para aquisição de bens e serviços como foi citado acima reflete assombrosamente no PIB (Produto interno bruto que representa a soma em valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região.), portanto quanto mais as pessoas consomem mais o PIB tende a crescer, é o mesmo raciocínio vale para o caso contrário: uma queda no consumo pode limitar o crescimento ou até mesmo levar o PIB a uma queda.

Outro cenário a ser analisado e o aumento no número de inadimplência, que também está relacionado com o aumento de consumo das pessoas num país. Uma propaganda com certo produto que se passa na televisão, ou um anuncio via rádio, por mídias sociais ou outdoor em uma avenida movimentada, além de estimular a necessidade do consumidor ao supérfluo o induz a fazer compras e com isso contrair mais dividas, gerando assim um aumento na taxa de inadimplência. Mesmo no meio de uma crise econômica e com risco de ficarem endividadas as pessoas não se cansam se comprar a convulsividade e tanta que chegam a adquirir até o que não lhe é necessário, são milhões os números de inadimplentes por consequências de compras exageradas “com um dos métodos mais comuns do poder de compra” o cartão de crédito.

Há quatro variáveis que afetam a inadimplência do consumidor Inflação, dívidas, taxa de juntos e o desemprego, a causa do desemprego está relacionada diretamente com a queda no nível de consumo, isso sé da porque as pessoas como medo do desemprego acabam deixando de consumir bens e serviços por um período incerto. Porque com o desemprego o consumidor não tem dinheiro, assim os consumidores deixam de fazer compras com medo de contrair dívidas.

Então podemos concluir que o consumo e um dos principais pilares da economia e que ele afeta vários fatores abrangentes, é como se fosse uma ramificação, uma coisa que é de extrema importância, consumo não é a mesma coisa que consumismo, muitas pessoas confundem ambos. Ele corresponde a 80% do PIB do país. O consumo como foi dito, afeta o país de todas as formas, tanto no desemprego, quanto na inadimplência, quanto na inflação e no PIB, assim como a produção e um dos pilares da economia, o consumo também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com