TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção

Tese: Conceitos: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  14.295 Visualizações

Página 1 de 6

Exercícios

1-Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

RESPOSTA:

●Bens de capital: são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e construção

●Bens de consumo: atendimento das necessidades humanas. Exemplificando, são bens de consumo alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc. Não são bens de consumo maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens Podem ser classificados como duráveis (geladeira, fogão, automóvel) ou não duráveis (alimentos, produtos de limpeza)

● Bens intermediários: são transformados ou agregados no processo produtivo ou seja são aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açucar nas balas, os componentes na televisão, etc, – ele é um bem de Capital que ainda falta passar por etapas de transformação. Ex (. Matéria-primas, insumos e componentes).

●Fatores de Produção – Elementos utilizados no Processo de Fabricação de bens e serviços – terra, capital, trabalho, tecnologia e empresariedade.

2- Explique a relação que existe entre a Economia e a Política e dê exemplos.

RESPOSTA:

São áreas interligadas, pois a atividade econômica se subordina à estrutura e ao

regime político do país.

Porém, são comuns casos em que a estrutura política se subordina ao poder econômico (política do “café com leite”, poder econômico dos latifundiários, poder sindical, etc.)

3-Explique a relação que existe entre a Economia e a Geografia e dê exemplos.

RESPOSTA:

Ajuda a avaliar as condições geoeconômicas dos mercados, registra acidentes geográficos e climáticos, avalia as condições geoeconômicas dos mercados, a concentração dos fatores produtivos, a localização de empresas e a composição setorial da atividade econômica.

Economia urbana, economia rural, economia regional

4- O que é a oferta? Quais são os principais fatores que afetam a curva de oferta?

RESPOSTA:

A oferta representa as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Depende de vários fatores: preço, preço (custo) dos fatores de produção e metas e objetivos dos empresários.

Há uma relação direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem, ceteris paribus.

Um aumento no preço de mercado estimula as empresas a produzir mais; novas empresas serão atraídas ao mercado, aumentando a quantidade ofertada no mercado

Além do preço, a oferta de um bem ou serviço também é afetada pelos custos dos fatores de produção (matérias primas, salários, preço da terra, por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresas no mercado).

Oferta do bem X = f (preço de X, custos dos fatores de produção, nível de conhecimento tecnológico, número de empresas no mercado).

5- O que é a demanda? Quais são os principais fatores que afetam a curva de demanda?

RESPOSTA:

Podemos definir demanda como sendo a relação entre a quantidade de um bem ou serviço que os compradores estariam dispostos e seriam capazes de adquirir a diferentes preços.

-Estabelece uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e

o preço do bem, ceteris paribus.

- A relação quantidade procurada/preço do bem pode ser representada por uma escala de procura, curva de procura ou função demanda.

Efeito Substituição.

Efeito Renda.

Renda dos consumidores.

Preços dos bens complementares.

Preferências ou hábitos dos consumidores.

Condições de crédito.

Perspectivas da economia.

Congelamentos ou tabelamento de preços e salários.

6- Na década de 1970, os Estados Unidos passaram por duas crises muito sérias devido ao aumento do preço do barril de petróleo. Foram os choques do petróleo de 1973 que fizeram o preço do barril subir em 400% e a crise de 1979 que causou aumento de mais 100%. Os EUA entraram em uma profunda crise causada pelo aumento dos preços dos combustíveis. Em 1998, ocorreu uma nova tentativa de aumento dos preços, como na década de 1970. Inicialmente, os americanos reagiram diminuindo o consumo de gasolina, mas isso quase não surtiu efeito. Com o passar do tempo, eles foram se adaptando a esse novo patamar de preço dos combustíveis. Dessa forma, começaram a criar alternativas para minimizar seus custos, como grupos de carona para o serviço, maior utilização do transporte público e mudança no padrão de consumo dos automóveis: dos grandes SUV (utilitários esportivos), passaram a comprar modelos menores e mais eficientes no consumo de combustível.

A situação-problema exposta mostra que existem três fatores que determinaram a elasticidade. Quais seriam esses fatores?

RESPOSTA:

● Existência de bens substitutos: quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será a sua demanda.

●Essencialidade do bem: se o bem é essencial, sua demanda será pouco sensível à variação de preço (demanda inelástica).

● Importância do bem, quanto ao seu gasto, no orçamento do consumidor: quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com