TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MELHORIAS NA LOGÍSTICA REVERSA DE BENS DE CONSUMO PARA VAREJO UTILIZANDO OS CONCEITOS DE LEAN LOGISTICS

Por:   •  21/8/2021  •  Artigo  •  7.504 Palavras (31 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 31

MELHORIAS NA LOGÍSTICA REVERSA DE BENS DE CONSUMO PARA VAREJO UTILIZANDO OS CONCEITOS DE LEAN LOGISTICS.

Caio Cesar de Gobbi

Orientador: Paulo Sérgio de Arruda Ignacio

Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes da Unicamp

Curso de Especialização Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística

RESUMO

A logística reversa é uma subdivisão da logística empresarial que vem atraindo cada vez mais a atenção das organizações. Por se tratar de um tema em desenvolvimento no mercado brasileiro e com ainda muitas oportunidades a serem aproveitadas, ela torna-se um item essencial de vantagem competitiva tanto no âmbito comercial quanto ambiental. Esse estudo possui como foco a descrição da aplicação de conceitos de Lean Logistics na cadeia de retorno de bens de consumo para varejo, mais especificamente de uma grande marca global de artigos esportivos, calçados e vestuário. As ações de melhoria derivadas de conceitos e seus respectivos resultados foram descritos e medidos utilizando a filosofia Lean para redução de desperdício, mapeamento de oportunidades em processos e melhoria contínua. Após a implementação das melhorias definidas utilizando a metodologia adotada, foi possível reduzir o volume de inventário em trânsito e entre processos em mais de 50%. Os principais KPIs do fluxo de logística reversa também apresentaram grande evolução. O aging médio para processamento de material no CD passou por uma redução de 79%, aumentando a velocidade com que os produtos devolvidos retornam ao ciclo comercial.

ABSTRACT

Reverse logistics is a subdivision of corporate logistics that is attracting increasingly attention of organizations. As it is a developing subject in the Brazilian market and there are still many opportunities to be seized, as it becomes an essential item of competitive advantage both in commercial and environmental fields. This study has focused on the description of the application of Lean Logistics concepts in the return supply chain of consumer goods derived from retail, more specifically the case of a major global brand of sporting goods, footwear and clothing. Improvement actions derived from concepts and their respective results were described and measured using the Lean philosophy for waste reduction, mapping opportunities in processes and continuous improvement. After improvement’s implementations that were defined using the adopted methodology, it was possible to reduce in more than 50% the amount of inventory in transit or between processes. The main KPIs of the reverse logistics’ flow were also greatly developed, as the average aging of material’s processing inside the DC fell by 79%, increasing the speed of the products in their return to the company’s commercial cycle.

1.  INTRODUÇÃO

A evolução da logística reversa está se desenvolvendo proporcionalmente aos rápidos avanços da tecnologia e a subsequente erosão de preços dos produtos, quando um novo e melhorado produto entra na cadeia de suprimentos com um ritmo mais rápido. Com margens tão pequenas e muitos competidores no mercado, a gestão estratégica da cadeia de retorno se torna uma vantagem competitiva essencial.

A logística reversa existe para operacionalizar o fluxo de materiais, informações e crédito nas organizações. Ela é uma subdivisão da logística empresarial e possui como escopo a movimentação de bens de pós-consumo (no final de sua vida útil – obsolescência) e de pós-venda (devolvidos por erros comerciais, problemas de qualidade, acuracidade do pedido, entre outros) desde o seu descarte/devolução por parte do consumidor final, até sua reinserção ao ciclo produtivo/comercial, com a correta destinação de resíduos inerentes aos produtos. 

No caso da cadeia de retorno de bens de consumo com alto valor agregado, a velocidade do retorno, reprocessamento e recolocação do produto para estar novamente disponível para faturamento é fundamental para que o ativo perca o mínimo possível de valor antes de sua reinserção no mercado.

Ferramentas e conceitos de Lean Logistics e Lean Thinking auxiliam na diminuição do desperdício e do montante de inventário em trânsito e a ser processado, diminuindo o tempo que o produto aguarda até estar apto a recolocação no mercado. Tais ferramentas também trazem maior otimização de processos e pontos de controle para que a melhoria contínua seja desenvolvida.

  1. Objetivo

Esse trabalho tem como objetivo a aplicação de conceitos Lean na logística reversa de uma grande marca global de artigos esportivos, calçados e vestuário, de tal forma a reduzir os estoques de produtos em transito/aguardando reprocessamento, e colocando-os disponíveis para venda novamente, ajustando o balanceamento do planejamento de reposição dos produtos.

  1. Problema/Oportunidade de Pesquisa

A oportunidade de pesquisa é aliar os conceitos vistos durante o curso com a pratica no dia a dia das empresas, buscando a otimização/simplificação de processos, redução de tempo de transito/processamento de estoques e consequente redução de custos.

A logística reversa é uma atividade vital na empresa objeto de estudo, pois retira dos pontos de venda produtos de coleções obsoletas, com problemas de qualidade ou com divergência de pedidos (principais motivos do retorno de produtos). A representatividade dos três principais motivos de retornos de produtos, com base nos dados disponíveis no ano de 2014, está expressa na forma de gráfico na figura 1.

[pic 1]

Figura 1: Representatividade dos três principais motivos de retorno de produtos

Fonte: Autor

Após serem retirados do mercado, os produtos são destinados a destruição ou retrabalhados e recolocados no estoque. Após coleta, devolução a origem (Centro de Distribuição) e analise/retrabalho dos produtos, existe o fluxo de crédito ao cliente (lojista) que os devolveu. Uma versão simplificada do fluxo pode ser encontrada na figura 2.

[pic 2]

Figura 2: Fluxo simplificado de logística reversa

Fonte: Autor

A agilidade no retorno do crédito ao cliente é fundamental para que ele possua aporte financeiro necessário para a aquisição de produtos pertencentes à coleção corrente (maior valor agregado). Devido ao desbalanceamento da cadeia de retorno, os clientes da empresa objeto de estudo muitas vezes não recebiam o crédito em tempo hábil para a aquisição de novos produtos, perdendo vendas e deixando de comprar mais produtos da empresa objeto de estudo para reporem estoques de suas lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (725.1 Kb)   docx (527.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com