TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Descrição do Trabalho Contabilidade

Por:   •  4/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 8

 TRABALHO

Descrição do trabalho        

Neste trabalho os alunos deverão responder as questões 1 a 10 abaixo, construindo raciocínios, análises, justificativas e relatos através de observações de tirinhas/ilustrações.

Formato

  1. Execução da atividade ocorrerá de forma individual (nada impede a troca de ideias e/ou comentários, via fórum, entre os demais colegas).
  2. Forma de entrega acordada com o professor.

Questões para serem refletidas e respondidas

  1. Relatar um acontecimento vivenciado (em sua empresa ou numa outra situação) em que fique nitidamente clara a “eficiência” e a “eficácia” dos envolvidos no processo relatado.

Resposta:Num plantão em nossa loja, tivemos a 1º ligação de um cliente pedindo um orçamento para seu pai que havia falecido. O funcionário G deu as informações devidas e necessárias para o cliente, o mesmo agradeceu e desligou o telefone.

Já na 2º ligação o funcionário D atendeu era uma situação igual a da primeira, além deste funcionário informar tudo como tinha de ser ele se colocou a disposição do cliente para buscá-lo onde ele estivesse, traria até a loja para poder mostrar o produto ao cliente, e depois retornaria com este cliente até o ponto de partida.

  1. Dentro do contexto estudado encontramos o C.H.A, relatar uma situação que tenha vivenciado a utilização desse conceito, podendo ser na empresa que desenvolve suas atividades, ou até mesmo em alguma outra situação.

Resposta: O caso ocorreu no plantão da noite, onde ficam 2 funcionários. Um já está conosco a 4 anos e o outro apenas 2 meses e até então não havia efetuado nenhuma venda pois ainda está em treinamento, apenas observava e auxiliava o funcionário mais antigo quando ocorria um serviço.

Nesta noite ocorreram dois serviços simultâneos, onde o funcionários mais antigo não teve como atender os dois serviços ao mesmo tempo, ficando então o 2º serviço para o funcionário mais novo atender, onde ele colocou em prática o que já vinha aprendendo a efetuar uma venda, analisar o cliente, tomar decisões sozinho, conquistando uma postura de autonomia.

  1. De acordo com tipos de poderes organizacionais ora estudados, avaliem as “tirinhas” abaixo e responda a questão que segue:

[pic 3]

[pic 4]

fonte:  por Scott Adams http://www.dilbert.com/

  1. Que tipo (s) de poder (es) pode-se observar como presente e/ou ausente na 1ª ilustração e na 2ª ilustração? Justifique:

Resposta: O tipo de poder que observei que está presente nas duas ilustrações é a Recompensa. Pois vejo que com o produto do desempenho deles eles esperam receber uma recompensa

4. Fazendo uso de seus conhecimentos sobre as diferenças comportamentais de grupos e equipes, comente a ilustração abaixo:

  1. É possível identificar um trabalho em equipe ou em grupo? Justifique sua observação.

Demonstra que é somente um grupo. Pois quando temos um trabalho em equipe em um grupo vemos a sinergia positiva deste, temos a solidariedade entre os membros e a responsabilidade coletiva, um objetivo coletivo e integrado e a complementação das habilidades de seus membros para a realização da tarefa.

5. Relatar um acontecimento vivenciado (em sua empresa ou numa outra situação) na qual fique nitidamente clara a “administração de conflitos”, identificando se o mesmo poderá ser encarado como variável positiva ou negativa e o porquê.

Resposta:  Em minha empresa ocorreu um conflito negativo que tornou-se positivo. O vendedor que efetuou a venda não passou todas as informações ao pessoal da logística, o que acabou em um erro de conclusão.

Este conflito gerado pela falta de comunicação , acabou sendo uma troca de acusações sobre o erro acontecido. Deste conflito foi-se aprimorando para a troca de informações via relatório e assinado entre vendedor e logística.

6.  Analise o mini caso abaixo transcrito e a seguir responda os questionamentos pertinentes:

Fonte: http://feedbackpucpr.blogspot.com.br/2009/06/estudo-de-caso.html (adaptado)

 Silva, gerente de departamento de uma grande empresa, está com dois problemas: deve demitir um funcionário que não está rendendo o suficiente e deve tentar reter outro, excelente, que pediu desligamento. 

Ao primeiro, ele diz:

- João, você está conosco há 12 meses, mas até agora não mostrou a competência que esperávamos de você. Por isso a empresa está dispensando seus serviços. Lamento. E ouviu de resposta:

- Mas, chefe, há um ano que estou fazendo a mesma coisa e ninguém nunca me orientou que deveria fazer diferente. Por que vocês não me alertaram antes?

Ao segundo, pede:

- Carlos gostaria que você reconsiderasse sua saída da empresa. Você está conosco há dois anos, estamos muito satisfeitos com você e estamos pensando, inclusive, em promovê-lo. Por que você quer sair? E foi obrigado a escutar:

- Porque recebi uma proposta melhor de outra empresa que ouviu falar de mim e ficou interessada. Eu até achei que não faria falta por aqui, pois nunca senti que meu trabalho fosse valorizado.

São duas situações fictícias, mas com fortes componentes de realidade. Coisas parecidas acontecem todos os dias. João está sendo dispensado e Carlos está querendo sair exatamente pelo mesmo motivo:

 

  1. Que motivos são esses?

Resposta:  A falta de comunicação e o descaso entre gestor e os funcionários.

  1. Que recomendações você daria para Silva – o gerente de departamento?

Resposta: Com o João chamaria ele e falaria qual o tipo de competência que a empresa espera que ele tenha e daria uma instrução melhor do que ele deveria fazer em seu cargo, dando assim uma nova oportunidade para ele.

E com o Carlos conversaria com ele para poder entender o que a outra empresa está oferecendo de proposta, e se estivesse ao alcance da nossa empresa pagaria o que ele iria receber na outra empresa já que ele é um bom funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (85.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com