TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 MERCADO DE CAPITAIS        4

2.2 LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO         5

2.3 CONTROLADORIA         8

2.4 AUDITORIA        10

3 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

                


  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma profissão ampla e indispensável na rotina das empresas, atuando não somente na administração do negócio, mas também na tomada de decisões.

Uma das áreas da contabilidade de relevante influência é o Planejamento Tributário, que busca de forma lícita desenvolver estratégias e ações para lidar com as obrigações impostas pelos órgãos de fiscalização. Se elaborado de forma eficaz, a entidade conseguirá reduzir sua carga tributária legalmente, evitando problemas com o fisco e consequentemente aumentando seus lucros.

A Controladoria, a Auditoria e a Perícia Contábil também são áreas, não menos importantes, em que a contabilidade deve se apoiar para que as organizações mantenham um futuro financeiro promissor e um bom relacionamento com seus stakeholders.

Dessa forma, de acordo com a grande expectativa de conhecimento gerado sobre o assunto surge a seguinte problemática: Quais ações poderão ser adotadas pela empresa para que esta obtenha informações fidedignas e tempestivas, possibilitando-a tomar decisões coerentes e focadas? Quais os meios utilizados para avaliar os saldos contábeis da entidade?

O presente trabalho pretende fazer análise da empresa LOGG1 Logística Ltda, uma empresa prestadora de serviços apurada pelo lucro presumido, que pretende abrir seu capital no mercado de ações como alternativa para captação de recursos.

Além dos assuntos já citados, ao longo do desenvolvimento será apresentada uma tabela com as principais diferenças entre o lucro real e o lucro presumido.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais, também conhecido como mercado de valores mobiliários é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. Este é composto por bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Tais instituições negociam os principais ativos mobiliários do mercado de capitais, que são: ações, debêntures, bônus de subscrição e outros papéis comerciais.

Com o intuito de captar recursos financeiros e expandir o seu negócio, a empresa LOGG1 Logística Ltda pretende abrir seu capital para o mercado de ações. Sabe-se que qualquer empresa pode abrir capital na bolsa, desde que se enquadre em todas as regras exigidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão responsável por conceder aludida autorização. A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda que tem como missão desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

O primeiro passo para que uma sociedade se torne apta a abrir seu capital é sua transformação em uma Sociedade Anônima nos termos da Lei 6.404/76. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. A referida transformação deverá ser aprovada pelos sócios e formalizada por meio de uma ata de transformação, a qual deverá ser registrada na Junta Comercial competente. Com isso, pode-se afirmar que a abertura de capital é restrita as sociedades anônimas.

O próximo passo é fazer o registro da S/A na CVM e pedir autorização para a oferta pública de valores mobiliários. Durante esse processo, a empresa deve se enquadrar a todas as exigências da CVM que incluem a adequação às normas de Governança Corporativa. A primeira operação de venda de ações é chamada de IPO ou Oferta Pública Inicial. A solicitação da listagem na Bolsa de Valores é a próxima etapa a ser realizada. Depois da aquisição de todos os registros necessários, a companhia deposita seu prospecto na CVM, emite comunicado de imprensa e os valores mobiliários poderão ser colocados à venda.

Desde o inicio do processo de abertura de capital, a maioria das empresas nomeia uma equipe formada por advogados, contadores, auditores independentes, especialistas da CVM, entre outros profissionais, para gerir o projeto. Esse grupo irá reunir todas as informações financeiras da empresa, como identificação dos ativos não rentáveis, e avaliações do fluxo de caixa.

2.2 LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO

A questão tributária é um dos pontos essenciais a serem observados pelos empreendedores. A alta carga de tributos imposta no Brasil é capaz de afetar diretamente na expansão de certas atividades produtivas, o que consequentemente acaba inibindo o próprio desenvolvimento econômico e social do país.

Em 2017, a carga tributária somou 32,43% do Produto Interno Bruto, ou seja, praticamente um terço daquilo que é produzido vai para os cofres públicos em forma de contribuições.

É neste contexto que surge o Planejamento Tributário, buscando de forma lícita desenvolver estratégias e ações para lidar com as obrigações impostas pelos órgãos de fiscalização.

Escolher o regime tributário mais adequado para o ritmo financeiro de uma entidade é um dos passos mais importantes durante o planejamento tributário. Tal planejamento, se feito de forma eficiente é capaz de gerar diversos benefícios para as empresas que vão desde a redução da burocracia das obrigações ao aumento da lucratividade e da competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com