TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SIMPLES NACIONAL, LUCRO REAL OU LUCRO PRESUMIDO

Por:   •  13/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

escola técnica cenecista estância velha

curso técnico em contabilidade

sabrina röhrig

tatiane arnold

[pic 1]

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SIMPLES NACIONAL, LUCRO REAL OU LUCRO PRESUMIDO

projeto DE redação comercial

estância velha

2015


sabrina röhrig

tatiane arnold

[pic 2]

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SIMPLES NACIONAL, LUCRO REAL OU LUCRO PRESUMIDO

Projeto apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Redação Comercial , sob a orientação da professora SOLANGE GEHM.

ESTÂNCIA VELHA

2015

1 JUSTIFICATIVA

A competitividade no mercado globalizado e demais negócios obriga as empresas a buscar técnicas eficazes que visem um aprimoramento quanto aos seus controles, bem como na redução de custos.  

Optar pelo regime tributário mais viável para a empresa garante benefícios que vão além da redução de gastos para com o fisco. Deste modo, planejamento tributário deixa de ser uma opção e passa a ser uma questão de sobrevivência empresarial.

As empresas situadas e que atuam no Brasil, possuem a opção de escolher entre diferentes regimes de tributação, de modo que cada um possui características específicas e variam de acordo com o ramo de atuação. Atualmente são três os regimes existentes, o Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

 A forma correta de escolher o regime tributário ideal para cada empresa é planejamento. Deste modo, é importante levar em consideração alguns pontos de suma importância, como por exemplo, o faturamento anual, margem de lucros, despesas, formas de depreciação de bens, bem como o tipo de atividade atuante.

Através do planejamento tributário, se torna possível observar as ideais adequações administrativas, fiscais e até mesmo estruturais que uma empresa pode adotar.

2 OBJETIVO

Analisar e verificar a importância de um planejamento tributário em uma empresa prestadora de serviços através de um comparativo entre os três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

2.1 Objetivos Específicos

  • Avaliar a viabilidade de um planejamento tributário, apontando conceitos e definições do mesmo para uma empresa prestadora de serviços;
  • Verificar mediante análises comparativas o regime de tributação mais indicado para a empresa objeto de estudo;
  • Propor, através do estudo de caso, diferentes meios legais para abater impacto da carga tributária.

3 METODOLOGIA

Conforme Prodanov; Freitas (2009): “Metodologia é um elemento facilitador  da produção do conhecimento.”

O método cientifico a ser utilizado é dedutivo, uma vez que sugere uma análise de problemas do geral para o particular, através de uma cadeia de raciocínio.

3.1 Classificações de Pesquisa

3.1.1 Quanto a Natureza

O projeto apresentado é de natureza aplicada, pois se objetiva a gerar conhecimentos para aplicação prática, direcionando à solução de problemas específicos envolvendo verdades e interesses locais. (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Para este trabalho usou-se o método de pesquisa aplicada, uma vez que houve um comparativo de uma empresa fictícia mediante diferentes regimes de tributação, demonstrando e analisando os fatos contábeis, bem como descrevendo sua situação financeira.

3.1.2 Quanto ao Objetivo

Quanto ao objetivo a pesquisa se classifica como descritiva, pois descreveu os resultados do um planejamento tributário em uma empresa fictícia do ramo de prestação de serviços, em  três regimes de tributação distintos, sendo estes Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.  Segundo Gil (2002, p. 42): “As pesquisas descritivas tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.

        Para Malhotra (2001, p. 108), a pesquisa descritiva “tem como principal objetivo a descrição de algo” podendo este ser um evento, fenômeno ou até mesmo um fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com