TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO TRABALHO FUTURO

Por:   •  9/11/2020  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

MERCADO TRABALHO FUTURO

Anderson Luis Neckel

Sheila Jeane Schulz

        

1. INTRODUÇÃO

Devido as constantes mudanças ocorridas no mundo, como os avanços tecnológicos e suas modernidades, muitas pessoas já vêm a necessidade de adequação ao mercado de trabalho atual, buscando qualificações. A era de quem entrava na empresa no mesmo local de trabalho só se desligava da empresa, apenas após aposentadoria, está ficando cada vez menos normal esse tipo de cenário.

Este trabalho tem como objetivo geral identificar através de  pesquisas bibliográficas,  se os jovens da nossa atualidade, procuram profissões em alta no momento ou se pretendem se especializar em áreas que se identificam, não só apenas pelo que o mercado atual nos mostra, más pela vocação.

2. EMPREGABILIDADE

Empregabilidade é capacidade do ser humano em se adequar às novas exigências do mercado (MINARELLI, 1995). As empresas estão em busca de profissionais com habilidades e agilidade, não somente humanas más também com facilidade na busca de novas tecnologias, não somente para a organização que atua atualmente, más para todo o mercado de trabalho.

Na atualidade tecnológica em que vivenciamos hoje, devemos buscar se renovar as novas tendências, não somente do mercado de trabalho más também ao que está acontecendo, estar envolvidos e se aprimorar de assuntos que estão em alta, afinal ter conhecimentos gerais, hoje o mundo gira em torno de notícias e acontecimentos, muitas tomadas de decisões em nossas vidas, profissional podem estar ligadas a essa era que estamos vivenciando.

Para Minarelli (1995, p. 41), “o negócio é começar a pensar como um prestador de serviços, não somente como um empregado, afinal recebemos pelo que fazemos, é uma troca de serviços”.

O profissional deve buscar um conjunto de habilidades e competências para se manter no mercado de trabalho, muitas dessas habilidades podem ser aprendidas e outras desenvolvidas, com base em estudos, treinamentos e principalmente na prática.

Minarreli (1995) entende e aborada a empregabilidade como:

A condição de ser empregáveis, isto é, de dar e conseguir emprego para os seus conhecimentos, habilidades e atitudes intencionalmente desenvolvidas por meio de educação e treinamentos sintonizados com as necessidades do mercado de trabalho (MINARELLI, 1995, p. 11)

Com base em uma entrevista realizada por acadêmicos, no qual o objetivo principal é buscar e analisar, quais serão as áreas e profissões promissoras para o futuro, foram indicadas 20 áreas tradicionais, que poderiam ter espaço no ano de 2020, abaixo quadro com a pesquisa e seus resultados.

Tabela 1: Profissões promissoras para o ano de 2020

Áreas Profissionais

% de respondentes

Engenharia Ambiental

81

Relações Internacionais

77

Lazer e Turismo

66

Engenharia de alimentos

60

Engenharia de Computação

60

Farmácia – Bioquímica

56

Administração de Empresas

60

Engenharia Agronômica

37

Engenharia Mecatrônica

40

Engenharia de Materiais

9

Direito

40

Psicologia

37

Publicidade e Propaganda

33

Oceanografia

26

Engenharia Química

25

Educação Física

26

Engenharia de Petróleo

21

Economia

36

Engenharia de Produção

20

Enfermagem

18

Fonte: Wright (2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com