TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MESTRADO EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 3

MESTRADO EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO – FUCAPE

Laucídio Cláudio Zimermann

Abordagens analisadas: Poder de mercado de Porter x Visão de baseada em recursos de Barney.

Analisando a organização industrial, principalmente a partir do modelo proposto por Bain/Mason, Porter (1981), propõe um novo modelo para a formulação da estratégia, visando otimizar a performance focando a análise nas firmas, indústria e grupos estratégicos, explorando as interdependências entre as singularidades de negócios, demonstrando que ao contrário do apontado em pesquisas anteriores, o ambiente externo produz modificações no na estrutura do setor.

A estrutura do setor sofre influência de cinco forças competitivas, a saber: rivalidade entre as empresas existentes, dos compradores e fornecedores, de novos entrantes em potencial e por fim dos produtos substitutos, fazendo com que a estrutura se adapte a estes elementos, ou forças competitivas, caso almeje o sucesso de seu negócio (Porter, 2008).

Abordando a visão baseada em recursos, o Barney (1991) sintetiza a relevância para a empresa deter o gerenciamento total de seus recursos, seja ele tangível ou intangível, a fim de gerar uma vantagem competitiva frente aos respectivos concorrentes. A vantagem competitiva gerada pela visão baseada em recursos engloba recursos específicos disponíveis para superar o desempenho esperado da empresa.

Por sua vez, Porter (1981) sustenta que a tese de obter uma vantagem competitiva originada na visão baseada em recursos só se mantém quando a empresa há um diagnóstico real dos seus recursos e capacidades dinâmicas livres para gerenciamento da estratégia em questão.

Já Barney (1991) em sua visão baseada em recursos o foco é no gerenciamento de suas capacidades operacionais e dinâmicas, gerando vantagem competitiva originado em premissas internas, possibilitando entender os motivos que levam uma empresa ser melhor que a outra, mesmo dentro de um mesmo segmento de atuação.

Porter (2008), procura olhar a empresa da porta para fora, focando nas ameaças e oportunidades para então definir a estratégica, não dando tanta relevância para os recursos internos da organização.

Barney (1991), vê a necessidade de pensar a estratégia a partir dos recursos internos da própria organização, sendo estes os principais impulsionadores da estratégia e consequentemente do sucesso de uma organização, vez que seria aqueles recursos aos quais a empresa consegue ter controle, ao contrário das forças externas, quem em certo grau está fora do controle da empresa.

A visão baseada em recursos tem uma perspectiva da estratégia que aplica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências internas encontrada dentro de uma organização empresarial, focando, ao contrário de Porter, naquilo que a empresa faz de melhor, ou seja, olha da porta para dentro das organizações para encontrar as vantagens competitivas (Barney, 1991)

No modelo baseado em recursos parte-se da análise interna da empresa, pois a estratégia competitiva por custo total depende de ações e tecnologias para obter baixo custo, por diferenciação de produtos, depende de recursos raros e valiosos, tais como as marcas, as patentes, as redes de serviços, podendo ser classificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com