TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODULO I GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC.Goiás.

Escola de Gestão de Negócios – Disciplina: GESTÃO FINANCEIRA.

Prof. Ricardo William Borges, Ms. Data de recebimento:

Nome: Betânia Guimarães de Paula Camilo                Turma. C01

PERGUNTAS SOBRE O MÓDULO – I. ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Primeira Questão - Análise Financeira.

Aprendemos com os sócios Jorge e Paulo, da fábrica "Salgadinhos Doce Sabor", que para fazer uma análise financeira da empresa, é necessário se organizar e controlar todos os seus registros. Jorge sabiamente detalhou que a organização financeira se faz através do levantamento dos números da empresa. Diante disso, peço a você:

  • Liste pelo menos três controles financeiros necessários para a boa gestão financeira em uma empresa, e comente sobre a importância de cada um deles – sempre colocando sua opinião;
  • Se uma empresa ainda não possui controles financeiros, descreva os primeiros passos para implantá-los para que possam ter resultados eficazes – dê sua opinião.

Resposta:

  1. Controle Diário de Caixa – Responsável por registrar as entradas e saídas de dinheiro, verificando se não existem erros de registros ou desvios de recursos.
  2. Controle de contas à receber – Responsável por controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo e deve ser organizado para fornecer informações essenciais em uma análise financeira, como elaboração do fluxo de caixa, entre outros.
  3. Controle de estoque – Controlando os estoques a empresa evita desvios, fornece informações para reposição de determinada mercadoria ou produtos vendido, facilitando as providências para redução dos produtos e mercadorias parados no estoque. Ele deve ser organizado para fornecer várias informações como montante financeiro, estoque sem movimentação entre outros.

As principais:

  1. Conhecer a situação atual é o principal e o primeiro passo;
  2. Saber o quanto gastou, qual o custo;
  3. Prever como será o futuro;
  4. Avaliar onde estou;

Segunda Questão - Movimento de Caixa.

O Movimento de Caixa é o registro que a empresa deve fazer de todos os pagamentos e todos os recebimentos efetuados. É como se fosse o “diário” da empresa, mostrando os seus acontecimentos.

Sendo assim, pergunto: Quais as informações que podemos obter deste controle? Não esqueça quero sua opinião e não cópia da apostila.

Resposta:

Um bom fluxo de caixa inclui plano de contas, registro de lançamentos, contas a pagar, contas a receber, gráficos e relatórios de fluxo de caixa e DRE.

Ele realiza o controle das movimentações financeiras de uma empresa, em um determinado período de tempo. Ele ajuda o empreendedor a enxergar as movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar as melhores decisões com o dinheiro da empresa.

Com ele o empreendedor consegue responder:

  1. Vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro?
  2. Posso dar mais prazo para os meus clientes?
  3. Preciso negociar algum prazo com meus fornecedores?
  4. Preciso pegar dinheiro emprestado?

Entre outras.

Terceira Questão - Controles Financeiros.

Verificamos que o Movimento de Caixa nos traz informações muito importantes, ele nos mostra o que ocorreu na empresa.  Então vamos falar de outros controles importantes:

  • O Controle de Contas a Receber é o registro que a empresa deve possuir sobre todos os recebimentos pendentes da empresa.
  • O Controle de Contas a Pagar é o registro que a empresa deve possuir para saber quais são os pagamentos que a empresa tem pendentes.

Desta forma em sua opinião de estudante, quais informações podem obter a partir destes controles?

Respostas:

Contas a Pagar - fornece informações para tomada de decisões sobre todos os compromissos da empresa que representem o desembolso de recursos, são compromissos assumidos pela empresa, representadas por compra de mercadorias, insumos para produção, máquinas, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos, contribuições, entre outros. Esse controle deve ser uma tarefa de rotina da empresa, por envolver grande quantidade de dinheiro.

Contas a Receber - fornece informações para tomada de decisões sobre os créditos a receber originários de vendas a prazo.

Quarta Questão - Organizar dados.

Depois de ler e verificar a importância dos controles financeiros é possível opinar sobre a seguinte situação: É possível verificar que uma das primeiras providências que a empresa deve ter quando inicia as suas atividades é “começar a organizar os dados financeiros”, concorda?

Assim, vamos auxiliar o Sr. José, que abriu um restaurante, e que diz: “Estou sentindo na pele que não é nada fácil montar um negócio”.

  • Em sua opinião quais as primeiras ações que ele deve ter para poder organizar o seu negócio?
  • Você tem alguma experiência para contar sobre a implantação dos controles financeiros em alguma empresa? Quais as dificuldades encontradas? Caso não tenha, imagine como você faria – opine???

Respostas:

  1. Faça um planejamento estratégico, promova melhorias continuas, não descuide das finanças; controle o desempenho, organize as informações, fique de olho na concorrência e ouça os cliente.
  2. Acho que umas das dificuldades mais fortes são as falhas nas comunicações, a falta de patrocínio da alta administração, medições financeiras, falta de visão e conferencia nos processos, entre outros.

Quinta Questão – Investimentos.

Você pode verificar que nossos amigos Paulo e Jorge da Empresa "Salgadinhos Doce Sabor" constataram que suas instalações ficaram pequenas e tem intenção agora de fazer Investimentos para que sua atividade continue crescendo. Daí vem à grande questão:

Quais as primeiras providências eles terão que tomar para que isso aconteça?

Sabemos hoje que esta não é uma situação de fácil solução, uma vez que os recursos disponíveis estão escassos e muitas vezes uma decisão proveniente de um planejamento inadequado acaba destruindo um trabalho construído há tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com