TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Capitais

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 3: As vantagens e desvantagens de abrir o capital de uma sociedade

Vantagens:

1 – Ampliação da Base de Captação de Recursos Financeiros e de seu potencial:

Uma vez que a captação de recursos aumenta dentro do mercado de capitais do país, sendo uma alternativa aos financiamentos bancários, abrangendo fornecedores de outros países, resultando em captação de recursos não só no país de origem, mas como no exterior.

2 – Maior Flexibilidade Estratégica – Liquidez Patrimonial:

As negociações das participações dos acionistas nas empresas se valorizam com o tempo, uma vez que as oportunidades aumentam devido a quantidade diferenciada de compradores e investidores, tanto em âmbito nacional como internacional, resultando no aumento da liquidez.

3 – Imagem Institucional – Maior Exposição ao Mercado:

A imagem institucional de uma companhia aberta tende a ser diferenciada, uma vez que há transparência em suas informações básicas, atraindo assim uma quantidade maior de consumidores.

4 – Restruturação Societária:

Há uma facilitação com questões societárias devido a presença de um especialista desta área, que apresenta diversas alternativas de acordo com o que é desejado.

5 – Gestão Profissional:

Traz uma vantagem maior ao investidor, uma vez que a abertura de capital tem como consequência a aceleração da profissionalização da companhia, trazendo profissionais altamente qualificados nos cargos de direção.

6 – Relacionamento com Funcionários:

Há a possibilidade de abertura de capital também para os funcionários, cenário comum no mercado internacional e se expandindo no cenário brasileiro.

Desvantagens:

1 – Custos:

Os custos tendem a se diluir, uma vez que existem uma quantidade grande de vantagens, como o processo da abertura de capital e remuneração do capital dos novos acionistas.

2 –Qualidade da Informação:

Como ocorre com os custos, a qualidade de informação tende a se diluir, devido ao atendimento de normas mais rigorosas e especificas.

Abertura de capital nas empresas familiares, lições e desafios.

Assim como outras empresas, as familiares tendem a se deparar com cenários de desafios, devido ao grande aumento de concorrência e globalização, fazendo com que estas empresas tenham que buscar novas possibilidades de aumento de capital e profissionalização de sua estrutura, para não perder sua competitividade.

A abertura de capital é uma das apostas para aumentar a liquidez de uma empresa, porém existe a necessidade de estar de acordo com todos os requisitos necessários para se abrir o capital, e quando a empresa é familiar ela deverá estar ciente de que terá uma necessidade constante de passar todas as informações solicitadas para os novos acionistas, uma vez que quando se abre o capital, a empresa deixa de ser de um único dono, e seu grupo de relacionamento aumenta, fazendo com que a empresa tome todas as medidas necessárias para alavancar sua rentabilidade, fazendo as mudanças necessárias, inclusive na parte operacional e na de gestão, uma vez que uma empresa de capital aberto deve estar sempre bem amparada por profissionais altamente qualificados como advogados e auditores, estes devem auxiliar sempre em todas as negociações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com