TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Neoliberal

Por:   •  9/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

HUMANIDADE

  • O MUNDO NEOLIBERAL

Mantícora é um monstro da mitologia persa e significa “devorador de homens”. Esta fera é uma analogia perfeita para entendermos as reflexões desta primeira unidade, que analisa o capitalismo, na sua fase mais recente, ou seja, o neoliberalismo, devoram impiedosamente suas vítimas.

Para falar das origens do capitalismo é preciso voltar lá ao período do século XIII ao século XIV, quando surgiu na Europa uma nova classe social, a burguesia. Caracterizou-se pelo mercantilismo2porque retiravam recursos naturais de terras que diziam ter “descoberto” e exploravam sem dó nem piedade e foi nessa que o Brasil entrou.

Não bastava sugar, retirar matéria-prima. O negócio agora era produzir e muito. Não precisava e nem era possível consumir tudo: se acumulava. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista. Colocou a máquina para fazer o trabalho desta forma, aumentar sua margem de lucro, pois a produção acontecia com mais rapidez.

Os trabalhadores neste novo cenário do capitalismo selvagem, no início do século XIX estavam ficando, cada vez mais, numa situação muito difícil. Com isso se iniciou o processo chamado de êxodo rural, onde pessoas do interior vão a cidade para buscar uma vida melhor, porem se deparam com uma realidade muito difícil de zero direitos trabalhistas .

A situação era bem precárias a miséria começou a aparecer e as doenças como as epidemias de cólera e tifo, tuberculose era normal devido a situação que as pessoas viviam sem acesso a higiene e escassez de agua.

Para sustentar este tipo de situação entravam em campo as ideologias. Ideologia é aquele tipo de ideia bonita, mas que no fundo tem um interesse próprio. Um exemplo de ideologia (que no caso atingia as crianças): quanto mais cedo começar a trabalhar, mais cedo vai se tornar um homem ou uma pessoa responsável, uma outra ideologia, que atingia todo mundo: quem trabalha, fica rico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (895.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com