TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia neoliberal e sua implementação no mundo

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Em 1990,  Brasil passava por uma fase de desafios e contradições centradas de um regime de inflação muito alta e incertezas sobre o avanço da politica para uma nova tentativa para um novo ânimo econômico.

Para que possamos realizar esta tentativa de ânimo o Neoliberalismo no Brasil veio ligado e na economia para pudesse exaltar o mercado e a concorrencia pela iniciativa privada destacaremos na análise:

  1. A ideologia neoliberal e sua implementação no mundo, na América Latina e no Brasil;
  2. Os ajustes macroeconômicos engendrados a partir de uma determinada concepção de estabilização monetária;
  3. A Reforma do Estado e suas determinações, como parte constitutiva de um projeto ambicioso de realocar o poderio estatal para a promoção do desenvolvimento;
  4. E as mudanças ocorridas na concepção da política social a partir e ao longo do período citado.

O Brasil, objeto de nosso interesse maior, foi apresentado às políticas neoliberais a partir do governo Collor, mas somente com eleição de Fernando Henrique Cardoso e o Plano Real – constituído na administração Itamar Franco – que o aplicou seus ditames no Estado Brasileiro.  Porém, o Brasil aderiu à logica Neoliberal de uma frma retardária de um advento neoliberal. Além deste, temos a crescente mobilização social durante os anos 70 e 80 representada  no  Novo  Sindicalismo,  no  MST   e posteriormente no PT, que coadunaram para que o projeto neoliberal não fosse implementado de forma cabal, como foi tanto na Argentina quando no Chile. Após longo período o povo brasileiro voltava às urnas, em 1989, para eleger pelo voto direto o presidente e o vice-presidente da República.

Entretanto, o plano economico do Collor, de um Novo Brasil não foi bem sucedido, a viragem econômica estava embasada no pensamento neoliberal e consistia na reorientação do desenvolvimento brasileiro e na redefinição do papel do Estado.

A temática da Reforma do Estado tem dominado a agenda política internacional desde os primeiros anos da década de 80. De certa forma, a reformulação do aparelho estatal se tornou uma questão praticamente universal, enquanto resposta à crise econômica que paralisou econômico- politicamente os países nos últimos decênios do século XX.

O modelo das Organizações Sociais surgiu com a proposta de reforma do Estado no governo Cardoso, cuja necessidade institucional e política foi apresentada como conseqüência da globalização.

Assim, ao tempo em que, no Brasil, criavam-se dispositivos político-democráticos de regulação da dinâmica capitalista, no âmbito político e econômico mundial tais mecanismos perdiam vigência e tendiam a serem substituídos, com a legitimação oferecida pela ideologia neoliberal, pela desregulação, pela flexibilização e pela  privatização elementos inerentes a mundialização (globalização) operada sob o comando do grande capital.

Outro método de delimitação do espaço de atuação do Estado é a terceirização, mediante a qual o governo transfere para o setor privado, através de licitação pública e contratos, serviços auxiliares ou de apoio, como a limpeza, o processamento de dados e o transporte. Por meio do Programa Nacional de Publicização (PNP), o governo transferiu para “o setor público não-estatal”  o chamado “terceiro setor” , a produção dos serviços competitivos ou não, exclusivos do Estado, estabelecendo-se um sistema de parceria entre Estado   e   sociedade   para   seu   financiamento e  faz-se importante ressaltar que tal proposta social-liberal já havia sido apresentada por Collor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com