TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORÇAMENTO GERAL - CONTABILIDADE

Por:   •  8/11/2018  •  Ensaio  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

ORÇAMENTO GERAL

Professor: Jackson Paé Barbalho

[pic 2]


1 - O orçamento geral

O orçamento geral é o núcleo vital do sistema orçamentário. Ele agrupa as diferentes peças, incorporando o orçamento operacional e o orçamento financeiro em um único retrato abrangente do processo orçamentário de uma organização. Em outras palavras, o orçamento geral resume todas as projeções financeiras individuais dentro de uma organização para um determinado período de tempo.

Para uma organização típica com fins lucrativos, o orçamento operacional consiste dos orçamentos oriundos das áreas funcionais, como pesquisa e desenvolvimento, projetos, produção, marketing, distribuição e serviços ao cliente, e fornece o demonstrativo de resultados orçado. O orçamento financeiro inclui o orçamento de capital, o orçamento de caixa, o balanço e o fluxo de caixa orçados.

O orçamento geral deve integrar ambos os orçamentos, o operacional e o financeiro, por meio de um processo interativo durante o qual as informações fluem livremente entre cada elemento do orçamento geral.

[pic 3]

Adaptado de Horngren, Foster, e Datar, Cost accounting

 


2.1 - Preparando um orçamento

Dados + Hipóteses = Projeção

A principal finalidade do processo de preparação de um orçamento é desenvolver um plano que executará as metas estratégicas de sua organização. Ao levar em conta as metas estratégicas como base, o processo de elaborar um orçamento é cronológico, movendo-se gradualmente em direção ao orçamento geral; e iterativo, movendo-se livremente, testando hipóteses e opções.

Antes de iniciar o processo de elaboração do orçamento, os gerentes precisam fazer três perguntas importantes:

  • As metas táticas que estão sendo consideradas vão colaborar para que metas estratégicas maiores e de longo prazo da organização sejam atingidas? Por exemplo, valor econômico para uma empresa com fins lucrativos ou valor social para uma organização sem fins lucrativos.
  • A organização dispõe dos recursos exigidos ou tem acesso a eles? Por exemplo, caixa para financiar as atividades durante o próximo período orçamentário.
  • A organização criará valor suficiente para atrair recursos futuros adequados – lucros, empréstimos, investidores, etc. – para alcançar suas metas de longo prazo?

As respostas a estas perguntas afetarão todos os planejadores na organização e os ajudarão tão logo iniciem o processo de elaboração de um orçamento.

2.2 - Formulando hipóteses

O primeiro passo para o desenvolvimento de um orçamento é estabelecer um conjunto de hipóteses em relação ao futuro. Os gerentes comunicam entre si suas expectativas quanto à resposta do cliente, à performance dos fornecedores, às flutuações do mercado financeiro e assim por diante. Por exemplo, se há uma expectativa de declínio na taxa de desemprego, é possível que os salários tenham, então, de ser elevados como forma de assegurar uma força de trabalho adequada em um mercado apertado de mão-de-obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (301 Kb)   docx (141.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com