TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral: Contabilidade fiscal em empresas

Projeto de pesquisa: Visão geral: Contabilidade fiscal em empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 – Passo 1

Aula-tema: Principais Funções e Atividades da Contabilidade Tributária; Principais Funções do Planejamento Financeiro/Tributário.

Passo 1 - Resenha sobre: Contabilidade Tributaria nas Empresas

A Contabilidade possui várias ramificações voltadas às áreas específicas, dentre delas temos a Contabilidade Tributária, onde seu principal objetivo são os tributos.

No ponto de vista das empresas a contabilidade tributaria e apenas para aplicar a legislação tributária, de forma a gerar menos despesas, gastos dentro da entidade.

Todas as empresas brasileiras tem a obrigação tributaria, nelas exigindo o controle interno das mesmas para reduções da economia informal e a sonegação fiscal. Hoje muitas são cobradas por informações de obrigações tributarias, tendo as fiscalizações no controle interno das empresas, observamos a qualificações dos profissionais para diminuir os riscos.

Mas um fato que chama a atenção é os ajustes monetários que esta na contabilização que gerara tributos a recolher que poderão ocorrer erros nas empresas por falta de atualização dos profissionais na área contabilidade e tributaria.

O ambiente econômico hoje é mais complexo do que em qualquer outra época, e se tem uma preocupação como a imagem de uma empresa, porque se cria novas exigências quando ao desempenho e a ética organizacional, exigindo ética nos negócios, respeito, cuidado com o meio ambiente e a valorização dos funcionários.

Os profissionais de contabilidade entre outros passam por alguns momentos muitos delicados, entre seus esforços, eles estarão visivelmente expostos e provavelmente passiveis de analise e avaliação por parte de instituições financeiras.

Sendo a maior importância da contabilidade tributaria e reduzida para memoria de riscos dentro de uma empresa.

Contabilidade Tributária

A Contabilidade dentro das empresas tem a finalidade de se fazer um planejamento tributário, no que diz respeito às taxas, recolhimento de impostos e contribuições sociais, não existe muita diferença entre ser um grande ou pequeno porte.

Sendo assim o planejamento tributário dentro das empresas precisa ter uma atenção muito especial, pois e nestas informações que permite que o empresário por meio de cálculos baseados em projeções de resultado, para reduzir a carga tributaria dentro das leis legais.

Esta analise em cima dos tributos pode ser positiva e preventiva na qual e possível analisarem a melhor tributação dentro da organização.

Outro ponto importante e falar sobre a evolução tecnológica dentro da contabilidade, devido estas constantes mutações legais e praticas sofrida dentro da contabilidade e a necessidade do mercado receber as informações cada vez mais detalhadas e rápidas para tomadas de decisões, o profissional também precisa evoluir a fim de acompanhar. A internet e uma grande aliada a esta evolução cada vez mais consolidada dentro das organizações como ERP, SPED e o e-LALUR.

Enfim com estes avanços tecnológicos a contabilidade seja qual for tem hoje a missão de informar não somente dados fiscais, mas também aspectos econômicos e gerenciais aos quais a empresa está sujeita e tudo isto com a maior exatidão, clareza e velocidade possível.

Outro ponto importante que a contabilidade tributaria ajuda muito e sobre os incentivos fiscais onde se houver uma redução da carga tributaria dentro da entidade, a mesma traz benefícios dentro de projetos sociais, cultural, esportivo, ambiental.

Conclusão

Que a importância contabilidade tributaria e muito importante dentro das entidades de afim que as mesmas paguem seus tributos dentro das leis para evitarem multas, despesas, evitar os riscos nas tomadas de decisões, manter o equilíbrio financeiro, social e ambiental onde este profissional precisa sempre este atualizado e que trabalhe com ética.

ETAPA 1- Passo 2

CLASSIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA

Segundo o texto da carta magna, ART. 546 da constituição, estabelece que cabe a legislação complementar fixar o que conhecemos como “Normas gerais de direito tributário”.

A lei 546 é um dispositivo que estabelece que cabe a lei complementar , segundo a constituição federal entre outras regras dizer qual é a definição dos tributos.

O conceito do tributo é uma prestação pecuniária compulsória instituída em lei, cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada e que não constitua sansão a atos ilícitos.

O tributo sempre será pago em dinheiro, feito de forma obrigatória, só somos obrigados a pagar qualquer tributo desde que o mesmo esteja estabelecido por lei, tributo não deve ser confundido com sansão, uma vez que só há sansão se houver ato ilícito, caso venhamos praticar algo que não é permitido por lei, neste caso seremos multados, ou seja, sofreremos uma sansão.

O tributo só poderá ocorrer de forma lícita, quando prestamos um serviço, venda de mercadoria, compra de um carro ou de um imóvel, quando aufere renda decorrente de todas essas práticas, são permitidas então a cobrança de tributos.

As espécies tributária são:

Segundo a carta magna podemos observar cinco tipos de tributos.

• Impostos

• Taxas

• Contribuição de melhoria

• Empréstimo compulsório

• Contribuições especiais.

Tributos cujo fato gerador é vinculado:

São aqueles tributos que só pagamos se a administração pública nos fizer algo em troca, ou seja, se houver contra prestação estatal.

Quais são esses tributos cujo fato gerador é vinculado?

São eles as taxas e contribuição de melhorias.

Tributos não vinculados:

São os impostos, empréstimos compulsórios e contribuição especial.

Isso acontece por que impostos, empréstimos compulsórios e contribuição especial são tributos que todos nós pagamos independente de haver uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com