TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Orçamento na Controladoria

Por:   •  26/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

A Controladoria utiliza diversas ferramentas desenvolvidas pela Contabilidade gerencial, para o pleno êxito de sua missão de colaborar efetivamente na gestão das organizações, aplicando assim os conhecimentos práticos além da metodologia na montagem, implantação e acompanhamento do sistema orçamentário.

Inicialmente é necessário conceituar orçamento, como sendo um sistema que possui planos específicos contidos em datas e unidades monetárias, visando a orientar a administração para atingir os fins específicos, ou seja, o objetivo empresarial (FIGUEIREDO e CAGGIANO, 2008).

Assim, pode-se dizer que o orçamento pode ser tido como um plano, uma meta, ou ainda, um objetivo, não tendo como definir de forma exata e absoluta, mas sendo considerada como uma função orçamentária, sendo primordialmente um sistema de planejamento e controle, no sentido global do conceito.

Orçamento é uma expressão quantitativa e formal dos planos da administração, e é utilizado para apoiar a coordenação e implementação de planos. O orçamento global resume os objetivos de todas as subunidades de uma organização (vendas, produção, logística de suprimentos das matérias-primas, distribuição dos produtos acabados, finanças, investimentos em tecnologias de informática, etc.).

Deste modo, orçamento seria a expressão monetária de um plano operacional, sendo uma etapa final de um processo de planejamento, por meio de compromissos realizados pela empresa, além de ser uma forma de instrumento para acompanhamento e contínua avaliação de desempenho das atividades e dos departamentos.

O objetivo do orçamento são o planejamento, a coordenação e o controle, concentrando  esforços para orientar a execução das atividades, possibilitando a coordenação dos esforços das áreas e de todas as atividades que compõem a empresa, otimizando os resultados globais, reduzindo os riscos operacionais, facilitando a identificação das caudas dos desvios entre o planejado e o realizado, propiciando a implementação de ações corretivas, podendo ser ainda classificado em orçamento de curto ou longo prazo.

O orçamento de curto prazo, se traduz e quantifica os planos da empresa por meio de metas operacionais, determinando, em termos de utilização de recursos, o que fazer, quando, quanto, e como fazer e quais recursos utilizar. O período considerado é anual, coincidindo com o ano civil. Tendo ainda como base monetária qualquer moeda que vier a ser escolhida, sendo geralmente aquela que constitui a base monetária do país, para que se torne fácil a conversão quando necessário.

O orçamento a longo prazo é de suma importância, principalmente quando se levam em consideração em conta as premissas como o crescimento, expansão, estabelecidas na caracterização dos modelos propostos, levando em consideração cada peculiaridade, ou seja, não se pode aplicar um pacote orçamentário para qualquer empresa, devendo o mesmo ser elaborado especificamente para cada empresa.

Existe vários tipos de orçamento, sendo classificados como orçamento estático, orçamento flexível, orçamento ajustado e orçamento corrigido, sendo que cada um, possui suas características próprias.

O orçamento estático, ocorre quando determinado volume de produtos ou de vendas são fixas, de modo que a administração do sistema não permita nenhuma forma de alteração de suas peças orçamentarias.

Apesar de conter um elemento crítico, que é a sua estaticidade, este tipo de orçamento é muito utilizado, principalmente em grandes corporações, notadamente aquelas que possuem vários países de atuação.

Este orçamento consolidado é vital para que a organização tenha uma visão geral de seus negócios e resultados econômicos esperados para os próximos anos, pera a aprovação de sua diretoria.

Já o orçamento flexível teve por finalidade solucionar problemas encontrados no orçamento estático, uma vez que, determina um certo numero de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, admitindo assim uma faixa de nível, podendo ser a qualquer tempo ser ajustado conforme a necessidade daquele período.

Um enfoque do orçamento flexível é não assumir nenhuma faixa de quantidade ou nível da atividade esperado, sendo feito apenas orçamento dos dados unitários, e as quantidades a serem assumidas seria as que realmente acontecem.

Outra forma de orçamento é o ajustado, que passa a vigorar quando se modifica o volume ou nível de atividade inicialmente planejado, para um outro nível de volume ou atividade decorrente do ajuste de plano.

Em suma, sempre que houver a necessidade de ajustar os volumes planejados para outro nível de volume, convém refazer o orçamento com as novas quantidades, por este motivo, que é denominado orçamento ajustado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com