TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGÓCIOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  23/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

PLANO DE NEGÓCIOS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Primeira Parte – Módulo 6

Geroneia Cordeiro

Diego Roberto Schluter

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Ciências Contábeis – Estágio

11/07/2019

Resumo

O Plano de negócios é uma excelente ferramenta utilizada pelo empreendedor para analisar a viabilidade de abertura do seu negócio, onde busca através de uma pesquisa de mercado avaliar questões como, aspectos econômicos - financeiros, mercado, concorrentes, entre outros pontos importantes, assim como, fornece projeções em relação ao futuro da empresa. Neste contexto, este Plano de negócios foi elaborado com a finalidade de apresentar a viabilidade de implantação de uma empresa de cobrança extrajudicial na cidade de Timbó – SC, a Union Cobranças Ltda, que é um ramo de negócio que está em constante crescimento no cenário econômico, grande parte pela alta taxa de inadimplência existente e pela grande demanda operacional para executar as cobranças, visto que, terceirizar este tipo de serviço é muito mais vantajoso.

1 INTRODUÇÀO

            Segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no Brasil, o total de pessoas inadimplentes somou 62,7 milhões, cerca de 40% da população adulta. Com as empresas não é diferente. No mês de março de 2019 o aumento do endividamento entre empresas foi de 3,30% em comparação com o mesmo período no ano passado. Para tal, vários são os fatores que contribuem com esse percentual elevado, sendo que, dívidas com Bancos, como faturas de cartão de credito e financiamentos, corroboram com essa situação. Outro aspecto relevante de endividamento é a lenta recuperação econômica do país, que traz problemas como desemprego, insuficiência de renda e perda do poder de compra.

            Diante disso, um dos piores problemas que a empresa pode enfrentar é a inadimplência. Isto afeta a movimentação financeira da organização, podendo prejudicar no bom desempenho ou comprometer o seu futuro. E quando essa situação passa a ser recorrente pode logo tornar-se crítica. É nessa hora que uma empresa de cobrança deve entrar em ação.

            Um escritório de cobrança presta serviços a empresas que preferem terceirizar essas atividades, visando maximizar os resultados na recuperação de ativos financeiros e evitar riscos desnecessários com tarefas que não fazem parte do foco empresarial. Além disso, existe outra realidade que demanda mais atenção: o relacionamento com os seus clientes. Quando ocorre a inadimplência um dos cuidados necessários que precisam ser tomados pelas empresas é solicitar o acerto dos valores devidos sem comprometer o histórico de negócios entre as partes. Essa é uma situação comum, mas que precisa ser tratada de modo estratégico e planejado.

            É nesse sentido que a terceirização da cobrança se mostra uma alternativa eficaz. Com uma empresa formada por profissionais experientes e qualificados e com a estrutura e recursos ideais para fazer este trabalho, é possível receber os valores devidos, sem prejudicar a relação com os clientes da empresa. Agilidade no processo e redução no prazo de conclusão de serviço também fazem parte dos benefícios oferecidos por uma empresa de cobrança.

            Todas essas questões até aqui reforçam a necessidade e a utilidade de uma empresa de cobrança. Assim, nos próximos tópicos serão apresentadas as vantagens de se contratar uma empresa de cobrança, a identificação do negócio, descrição dos serviços prestados, tecnologia, clientes, concorrentes, entre outros.

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

       

            A Union Cobranças Ltda. é uma empresa de cobrança que atua na terceirização do contas a receber, propondo soluções para os problemas de inadimplência de seus clientes. Seu método de cobrança é extrajudicial.

            No quadro a seguir serão apresentados os dados da empresa Union Cobranças Ltda.

Quadro 1 – Dados da empresa

Razão Social

Union Cobranças Ltda.

CNPJ

22.341.213/0001-10

Inscrição Estadual

356.198.189

Endereço

Rua Germano Brandes Senior– Centro – 711- sala 302- Timbó - SC

Telefone

(47) 3394-5487

Site

www.unioncobrancas.com.br

Instagram

@union.cobranca

Facebook

Union Cobranças Ltda

Fonte: Elaborado pelo autor, 2019.

            Será classificada como Microempresa, pois seu faturamento anual não ultrapassa a faixa de R$360.000,00 e se estabelecerá como Sociedade Empresária LTDA, ou seja, terá dois sócios, cada um com 50% do capital social.

            O expediente será das 08:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:30, podendo se estender conforme a demanda de cobranças.

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

            A Union Cobranças Ltda. é uma empresa do ramo de recuperação de crédito de forma extrajudicial, isto é, não envolve processo no seu método de cobrança. As cobranças são feitas de forma amigável, sem processos e burocracia, de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente.        

            O segmento de escritório de cobrança é bastante promissor, visto que para as empresas é muito mais vantajoso terceirizar esse serviço, tanto pelo alto custo que seria para manter funcionários e sistemas como também pelo desgaste na relação com os clientes, uma vez que, o mesmo possa não gostar da cobrança por parte da empresa e não volte a fazer mais negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (256.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com