TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PRÉ PROJETO DE PESQUISA

 

 

 

 

 

 

 

 

JHULIA DOS SANTOS CARVALHO

 

 

 

 

 

 

 

 

O PROCESSO DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ILHÉUS – BAHIA 2018


JHULIA DOS SANTOS CARVALHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO O PROCESSO DA CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado à professora Solange Rodrigues da disciplina Trabalho de Conclusão de curso para crédito da disciplina.

 

 

 

 

 

 

ILHÉUS – BAHIA 2018


SUMÁRIO 

 

 

1 INTRODUÇÃO        4

1.1. OBJETIVO        5

1.1.1.  Objetivo geral        5

1.1.2.  Objetivos Específicos        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1. ESTRUTURA CONTÁBIL BRASILEIRA        6

2.1.1  Classificação das normas brasileiras contábeis        6

2.2. NORMAS CONTÁBEIS INTERNACIONAIS        7

3 METODOLOGIA        9

4 RESULTADOS ESPERADOS        10

5 CRONOGRAMA        11

6 ORÇAMENTO        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

 

 

A contabilidade é de suma importância para a sociedade, pela função de preservar, analisar, controlar e fornecer informações sobre o patrimônio seja de um individuo ou empresa; em outras palavras vem a ser o medico cientista patrimonial.

Com o passar do tempo e a promoção do avanço da tecnologia da informação, essa ciência vem ampliando seus campos e mudando suas ênfases; antigamente a contabilidade tinha seu foco voltado à escrituração fiscal, na atualidade tornou-se uma ferramenta imprescindível para a tomada de decisão de empresas, fornecendo aos gestores dados de enorme influência no planejamento e na organização gerencial dessa.  

É notável a responsabilidade da contabilidade pelo controle patrimonial, tal qual prover a disponibilização das informações econômico-financeirasda empresa para a eficiência e sucesso da organização. A divulgação interna tem relação direta com o gestor; já a externa, em sua maioria, demonstrativos contábeis, possibilitam o mercado visualizar e analisar a organização.

Especialmente sob a conjuntura globalizada dos mercados, promover a visibilidade da empresa para os demais do mesmo cenário é excelente para o crescimento da mesma, pois a procura de investidores, consequentemente, irá aumenta e, portanto a captação de recursos, parcerias dentre outros benefícios também.

Por isso a necessidade de uma linguagem compreensível e harmônica a todos para facilitar nas comparações, apuramentos feitos em diversos parâmetros, considerando a intensa interação dos mercados dos diversos países do mundo incluindo a participação do Brasil.

Frente ao atual contexto do mercado, levando em consideração a importância da contabilidade para as organizações, qual a viabilidade da aplicação das normas internacionais na estrutura contábil do Brasil?

Visto a grande necessidade de facilitar a linguagem contábil de um determinado país aos outros países e vice-versa, para viabilizar as relações no mercado dos vários usuários da área, foi criada nos anos 70 uma entidade independente com o intuito de formular uma norma contábil internacional, a IASC (InternationalAccountingStandards Committee), logo depois em 2001, esta foi reestruturada na IASB (InternationalAccountingstandardsBoard) o qual renomeou o pronunciamentos internacionais para IFRS((International Financial Reporting Standard).

A difusão das normas internacionais pelo IASB foi visível, sendo adotado por mais de 100 países. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) ao perceber as benesses da padronização global da linguagem contábil traria aos profissionais da área do Brasil, criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) visando-a convergência das normas internacionais, pela resolução CFC n º 1.055/05.

Em 2007 foi sancionada a Lei 11.638/07 que determinou a adoção das normas contábeis internacionais na estrutura contábil brasileira, consequentemente alterou a lei das Sociedades Anônimas (6.404/76). A aplicação da lei foi gradativa, onde a conclusão da convergência se deu em 2010.

 

  1. OBJETIVO

 

  1. Objetivo geral

 

Visualizar a aplicação para os profissionais, das normas internacionais na estrutura contábil brasileira.

 

  1. Objetivos Específicos

 

  • Identificar a estrutura contábil brasileira;
  • Visualizar as normas contábeis internacionais;  Destacar a importância da contabilidade no mercado;  Analisar o processo de convergência.

         

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

 

 

  1. ESTRUTURA CONTÁBIL BRASILEIRA

 

A contabilidade brasileira tem como órgão normatizador da profissão o Conselho Federal da Contabilidade (CFC), editora das Normas Brasileiras Contábeis, cujas englobam regras e procedimentos para a orientação do profissional da área. A mesma foi alterada para atender os padrões exigidos pela convergência às normas internacionais, sendo atualmente regulamentada pela Resolução CFC nº.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (187.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com