TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Contabilidade

Por:   •  15/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  12.497 Palavras (50 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 50

1 INTRODUÇÃO

 

Durante todo o período de nossa vida acadêmica, não tínhamos nos deparados com tamanha dificuldade para escolhermos um setor para desenvolvermos nossos portfolios, depois de imensas pesquisas resolvemos nos aprofundar na pesquisa de indústria de estofados, que é um objeto que deixa a sala de nossas casas com um aspecto mais bonito e moderno, essa indústria é bastante reconhecida pelos seus designe cada vez mais avantajados. Enfim esse foi o setor que nos chamou mais atenção e está ganhando cada vez mais espaço no mercado, por se tratar de produtos que tem venda garantida.                        Ao final da pesquisa será elaborado um relatório gerencial, explicando o desempenho da empresa com base na análise empresarial das demonstrações contábeis realizadas durante o funcionamento dos três meses da empresa.

2 JUSTIFICATIVA

O trabalho se justifica pelo fato da indústria moveleira ser um
setor tradicional da economia e empregar muitas pessoas, visto que é intensivo em trabalho e movimenta uma grande cadeia produtiva. Assim, dada a sua importância, ele é alvo de muitos agentes econômicos, com o intuito de promover políticas públicas.

Recentemente, diante de um quadro macroeconômico desfavorável à indústria nacional, com câmbio valorizado, taxa de juros elevada e dificuldade de acesso ao crédito, para tentar solucionar, ou amenizar tais problemas, o governo fez algumas alterações nas políticas fiscais tanto para o mercado interno como para o
mercado externo, lançando o plano Brasil Maior: uma das medidas é a exoneração da folha de pagamentos, a diminuição do IPI sobre o produto e o estímulo à obtenção do certificado de qualidade ISO 14001 e o Selo Verde, incentivando assim as empresas a exportarem seus produtos e com isso, favorecendo as micro e pequenas empresas a ficarem com espaço para atuarem dentro do país, mantendo ou até mesmo aumentando o seu quadro de empregados.

3 HISTORICO

A indústria moveleira pode ser considerada uma das mais antigas do mundo, pois antigamente, os seus artigos eram produzidos por carpinteiros e artesãos; com a revolução industrial, os profissionais do setor passaram a utilizar máquinas e ferramentas visando obter economia de esforço e tempo. Os avanços proporcionados ao longo do tempo não só permitiram a padronização e os ganhos de escala, como contribuíram para tornar os móveis artesanais em produtos industrializados.

No Brasil, essa indústria teve inicio em 1930, com o uso da madeira compensada, período em que foi criado o Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo, o SINDIMOV, e em que o Mario de Andrade promoveu o 1º concurso de Mobília Proletariado do Brasil, em São Paulo. No entanto, em 1836, Michel Thonet já fabricava móveis de madeira compensada em pequena escala, (Site SEBRAE, 2011 – Histórico da Indústria Moveleira)

A década de 1980, por sua vez foi marcada por diversos acontecimentos no setor moveleiro, tais como a 1ª EXPOMÓVEL em Curitiba (PR), a criação do Departamento Nacional de Máquinas para Madeira do SINDIMAQ/ABIMAQ; a criação do Centro Tecnológico do Mobiliário do SENAI, em Bento Gonçalves (RS); a instalação do (SISCOM) Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Lagoa Vermelha (RS); a criação da Associação das Indústrias do Mobiliário do Estado de São Paulo (MOVESP) e a constituição da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (MOVERGS).
Ao longo dos anos 2000, a indústria moveleira nacional já exportava para a
Europa, a América Sul; América Central e América do Norte e Ásia.                        O ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI) lançou o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis. No começo do século 21, apoiado pelo PROMOVEL, a embaixada do Brasil na Inglaterra iniciou um projeto de incremento à exportação, viabilizando a participação do setor em feiras de móveis naquele país; com a finalidade de viabilizar soluções para o setor moveleiro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou, em 2003, o Fórum Nacional da Indústria e, nesse mesmo ano, as exportações para a Europa, o México, a América Latina, o Golfo Árabe, o Japão e os EUA foram ampliadas (SEBRAE,2011).

Com a necessidade de encontrar um melhor manejo com a madeira de alta qualidade da região da Bahia e também para diversificar a produção da serraria e da fabricação de caixas, Weslei Santana teve a ideia de fabricar móveis. A partir da produção de caixas, notou-se que as aparas deixadas pela imbuia poderiam ser aproveitadas para a produção dos pés de cadeira.

Após inúmeras tentativas de vender as aparas resultantes do processo de fabricação das caixas para outras fábricas da região, Weslei Santana passou a elaborar os requisitos que antecederam às instalações de uma fábrica de móveis.

O empresário tinha um grande espírito social, era idealista, trabalhava incessantemente no estudo de novos tipos de móveis, na melhoria da qualidade da produção e na redução de custos. Estas características, fizeram de Weslei Santana o grande designer da S&W MOVEIS LTDA.

Assim em janeiro de 2016 o empresário abriu seu próprio negócio, uma empresa fabricação de moveis de qualidade com designer arrojado e de acordo com o gosto de seus clientes.

A Fábrica Móveis S & W MOVEIS LTDA ficou conhecida internacionalmente pela alta qualidade e design avançado na produção de móveis, características estas que podem ter contribuído para que seus produtos fizessem parte da composição material de muitos cinemas, auditórios,museus, teatros, residências e escolas.

Assim a empresa S & W MOVEIS LTDA vem se destacando cada vez mais no seu ramo de atividade conquistando uma clientela cada vez maior e com um serviço de qualidade de acordo com o gosto dos seus clientes.

4 TRIBUTAÇÃO

Os regimes de tributação mais utilizado em nosso pais são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A escolha do regime tributário e o enquadramento é o que irão definir a incidência e a base de cálculo dos impostos. Cada regime tributário possui uma legislação própria, que definem os procedimentos seguidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.2 Kb)   pdf (383.2 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com