TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Bolsa Família

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

O programa Bolsa Família foi um programa muito importante. Esse projeto foi responsável por tirar milhões de pessoas da linha da miséria. A função do programa é, de forma clara, dar suporte as famílias de baixa renda.

No entanto, esse projeto é apenas um protelatório. De pouco resolve dar dinheiro, e não dar oportunidade de melhorias reais para as pessoas que são beneficiadas com o programa. O correto seria dar continuidade nos benefícios, oferecendo assistência social constante, cumprindo assim o que é direito de todos: escola, saúde, segurança. Que as crianças exercessem o direito de frequentar a escola, assim como os pais, tendo assim uma formação escolar.

Ainda na área da educação, deveriam oferecer cursos de especialização, preparando-os assim para o mercado de trabalho, e possibilitar que assim estruturem suas famílias.

Ao meu ver, o ponto negativo do bolsa família é que torna as pessoas beneficiadas dependentes ao não propiciar o desenvolvimento familiar, social e regional.

Questão 2

A Cracolândia a tempos chama a atenção, não só pelas coisas que acontecem no dia a dia, mas também pelas tentativas incansáveis do governo em tentar solucionar o problema, porém de maneira errônea, pois da maneira que as ações são realizadas só espantam os usuários, fazendo com que busquem outros locais. Essas ações não têm resultado efetivo, pois não conseguem atingir o objetivo.

Para solucionar o problema, deve-se pensar em como atingir os usuários de forma clara e direta, sem que eles se sintam constrangidos ou forçados a fazerem qualquer mudança em suas vidas. Pois dependendo de como for feito, pode causar efeito contrário, gerando revolta nos usuários, e aumentando ainda mais a vontade de utilização de drogas por parte deles, achando assim que estão “atacando” o governo.


Questão 3

O crack pode ser visto de duas formas: a forma de ver do usuário, que acha que só podem encontrar a diversão ou fugir de suas vidas, quando fazem uso da droga; e a forma de ver de quem está de fora, que não consegue entender o que leva a pessoa a utilizar desse subterfugio, que enxerga os usuários como pessoas fracas, sem domínio da própria vida.

Para que exista a recuperação do usuário de qualquer tipo de vicio, é necessário que seja espontânea, a pessoa precisa querer parar, querer mudar de vida, para conseguir lutar contra o desejo de fazer uso. O tratamento forçado não funciona, pois causa sofrimento e desgaste ao usuário.

É de suma importância ainda, que ao demonstrar a vontade de se livrar do vicio, que tenha apoio, não só da família, mas também de assistentes sociais, e dos funcionários e voluntários que trabalham nos locais de tratamento, pois é de suma importância que sintam que tem um suporte firme quando precisam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com